Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Mariano, Enzo Barberio | - |
Autor(es): dc.creator | Ferraz, Diogo | - |
Autor(es): dc.creator | Gobbo, Simone Cristina de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:00:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:00:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14972 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1007/s11205-021-02660-4 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029841 | - |
Descrição: dc.description | The objective of this work is to use multiple Data Envelopment Analysis (DEA)/Beneft of the Doubt (BoD) approaches for the readjustment and exploitation of the Human Develop- ment Index (HDI). The HDI is the leading indicator for the vision of “development as free- dom”; it is a Composite Index, wherein three dimensions (income, health, and education), represented by four indicators, are aggregated. The DEA-BoD approaches used in this work were: the traditional BoD; the Multiplicative BoD; the Slacks Based Measure (SBM) BoD; the Range Adjusted Model (RAM) BoD; weight restrictions; common weights; and tiebreaker methods. These approaches were applied to raw and normalized HDI data from 2018, to generate 40 diferent rankings for 189 countries. The resulting indexes were ana- lyzed and compared using Social Network Analysis (SNA) and information derived from DEA itself (slacks, relative contributions, targets, relative targets and benchmarks). This paper presents useful DEA derived indexes that could be replicated in other contexts. In addition, it contributes by presenting a clearer picture of the diferences between BoD models and ofering a new way to appreciate the world’s human development panorama. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | This article is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License, which permits use, sharing, adaptation, distribution and reproduction in any medium or format, as long as you give appropriate credit to the original author(s) and the source, provide a link to the Creative Commons licence, and indicate if changes were made. Fonte: o PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Beneft of the doubt - BoD | - |
Palavras-chave: dc.subject | Composite index - CI | - |
Título: dc.title | The human development index with multiple data envelopment analysis approaches : a comparative evaluation using social network analysis. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: