
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Lopez, Debora Cristina | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Marcelo Freire Pereira de | - |
| Autor(es): dc.creator | Barros, Kelen Maria Ribeiro de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:00:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:00:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18265 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.14198/MEDCOM.25508 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029822 | - |
| Descrição: dc.description | Este artículo explora las complejidades de la sociabilidad digital y la manifestación de la ciencia en las redes sociales, enfocándose particularmente en TikTok en Brasil. Los autores realizan una revisión bibliográfica por escopo sobre el tema de las redes sociales digitales, TikTok y la comunicación de la ciencia. El estudio propone un mapeo de las estrategias comunicativas para este propósito en TikTok, utilizando datos de 250 vídeos destacados en #ciêncianotiktok para entender las tácticas de compromiso y circulación adoptadas por los comunicadores de ciencia. El objetivo es entender quiénes son los hablantes, cuáles son sus modalidades comunicativas, cómo se adaptan a las gramáticas de la plataforma y cuáles son sus principales estrategias de circulación e interacción con el público. | - |
| Descrição: dc.description | This article explores the complexities of digital sociability and the manifestation of science on social networks, focusing in particular on TikTok in Brazil. The authors conduct a scope literature review on the theme of digital social networks, TikTok, and science communication. The study proposes a mapping of the communicative strategies for this purpose on TikTok, using data from 250 highlighted videos in #ciêncianotiktok to understand the engagement and circulation tactics adopted by science communicators. The aim is to understand who the speakers are, to identify their communicative modalities, how they adapt to the platform’s grammars, and their main strategies of circulation and interaction with the public. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | es | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicación de ciencia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Affordances | - |
| Palavras-chave: dc.subject | TikTok | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análisis automatizado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redes semánticas | - |
| Título: dc.title | Mapeo de las modalidades de comunicación científica en TikTok : un análisis descriptivo del hashtag #CienciaNoTikTok. | - |
| Título: dc.title | Mapping science communication modalities on TikTok : a descriptive analysis of the hashtag #CiênciaNoTikTok. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: