
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Paulo, Jacks Richard de | - |
| Autor(es): dc.creator | Araújo, Stela Maris Mendes Siqueira | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Priscila Daniele de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:00:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:00:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14771 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18318 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029790 | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem o objetivo de analisar os discursos de professores diante da experiência vivenciada no ensino remoto emergencial. Os docentes que participaram da pesquisa atuam em instituições públicas de ensino da rede estadual e municipal e na rede particular em uma região situada no interior do estado de Minas Gerais - Brasil. Para tal, efetuou-se uma revisão da literatura acadêmica que trata da temática objeto desta investigação para compreender as peculiaridades que demandam o trabalho docente para promover o processo de ensino e de aprendizagem no ensino remoto emergencial. Além disso, foi realizada entrevista virtual, individual, com o intuito de dialogar com os docentes sobre as experiências vivenciadas e obter informações que possibilitaram a análise apresentada. Os dados da pesquisa revelaram que há discursos comuns e discrepâncias entre os diferentes níveis, redes de ensino e no processo de ensino e de aprendizagem relatados pelos professores. | - |
| Descrição: dc.description | This research aims to analyze the speeches of teachers in the face of the experience with remote emergency teaching. The teachers work in public educational institutions of the state and municipal network in a region located in the interior of the state of Minas Gerais - Brazil. To this end, a review was carried out with the academic literature that deals with the investigative theme, to understand the peculiarities that demand the teaching work to promote the teaching and learning process in emergency remote teaching. In addition, a virtual, individual interview was carried out in order to enhance the dialogue with teachers and obtain the data that enabled the analysis presented. The research data revealed that there are common discourses and discrepancies between the different levels and teaching networks and in the pedagogical practice, in the teaching and learning process reported by the teachers. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
| Título: dc.title | Ensino remoto emergencial em tempos de pandemia : tecendo algumas considerações. | - |
| Título: dc.title | Emergency remote teaching in pandemic times : weaking some considerations. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: