Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Boava, Fernanda Maria Felício Macêdo | - |
Autor(es): dc.creator | Boava, Diego Luiz Teixeira | - |
Autor(es): dc.creator | Albuquerque, Carolina Machado Saraiva de | - |
Autor(es): dc.creator | Albuquerque, Carolina Rezende Fagundes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:00:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:00:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20540 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029767 | - |
Descrição: dc.description | No contexto da luta pelas mulheres no mercado de trabalho, avanços graduais são alcançados em direção a cargos de alta hierarquia. Contudo, em setores tradicionalmente masculinos, como a construção e a siderurgia, esse avanço é desafi ador. Este estudo analisa o empoderamento feminino nesses domínios, destacando obstáculos como discriminação, disparidade salarial e tutoria. A pesquisa qualitativa envolvendo oito líderes na construção civil e siderurgia revelou que o processo de empoderamento é muitas vezes inconsciente, não percebido como um ganho de gênero, mas sim como um esforço individual. Isso evidencia novas estratégias de submissão à dominação patriarcal no cenário organizacional. | - |
Descrição: dc.description | In the context of the struggle for women’s rights in the labor market, gradual progress is being made towards high-ranking positions. However, in traditionally male-dominated sectors such as construction and steel industry, this advancement is challenging. This study examines female empowerment in these domains, highlighting obstacles like discrimination, wage disparities and mentorship. The qualitative research involving eight leaders in construction and steel industry revealed that the empowerment process is often unconscious, not recognized as a gender gain, but rather as an individual eff ort. This underscores new strategies of submission to patriarchal dominance in the organizational landscape. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este trabalho está sob uma Licença Creative Commons - AtribuiçãoNãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empoderamento feminino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organizações | - |
Título: dc.title | Desvendando o empoderamento feminino : um olhar crítico sobre a narrativa da mulher que venceu na siderurgia e na construção civil. | - |
Título: dc.title | Unveiling female empowerment : a critical look at the narrative of the woman succeeded in steel and civil construction industry. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: