Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Renata Cristina de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Franco, Marco Antônio Melo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:00:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:00:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17318 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.26512/lc28202243047 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029756 | - |
Descrição: dc.description | Considerando a polissemia que o termo prática invoca e suas manifestações no campo educacional, objetivou-se investigar os principais conceitos e evidenciar os contextos relacionados a esse tema na formação docente e no que tange ao ensino de Ciências. Foi realizada uma revisão sistemática com buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, num recorte temporal compreendido entre os anos de 2010 a 2021. Tem-se que os trabalhos apresentam a concepção de prática como uma importante abordagem que promove a eficácia do fazer educativo e pedagógico. Nota-se uma reduzida produção científica sobre o tema em relação à formação docente nos cursos de Pedagogia e de Ensino de Ciências. | - |
Descrição: dc.description | Considerando la polisemia que invoca el término práctica y sus manifestaciones en el campo educativo, el objetivo fue investigar los principales conceptos y resaltar los contextos relacionados con este tema en la formación de profesores y en relación a la enseñanza de las ciencias. Se realizó una revisión sistemática con búsquedas en el Catálogo de Tesis y Disertaciones de la CAPES, en un marco temporal entre los años 2010 a 2021. Se evidencia que los trabajos presentan el concepto de práctica como un enfoque importante que promueve la efectividad de la práctica educativa y pedagógico. Y, existe una escasa producción científica sobre el tema en relación a la formación docente en cursos de pedagogía y enseñanza de las ciencias. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas educativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Revisão sistemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências | - |
Título: dc.title | Práticas no campo educacional : o que dizem as pesquisas. | - |
Título: dc.title | Prácticas en el campo educativo : lo que dice la investigación. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: