Práticas no campo educacional : o que dizem as pesquisas.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Renata Cristina de Souza-
Autor(es): dc.creatorFranco, Marco Antônio Melo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:00:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:00:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17318-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.26512/lc28202243047-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029756-
Descrição: dc.descriptionConsiderando a polissemia que o termo prática invoca e suas manifestações no campo educacional, objetivou-se investigar os principais conceitos e evidenciar os contextos relacionados a esse tema na formação docente e no que tange ao ensino de Ciências. Foi realizada uma revisão sistemática com buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, num recorte temporal compreendido entre os anos de 2010 a 2021. Tem-se que os trabalhos apresentam a concepção de prática como uma importante abordagem que promove a eficácia do fazer educativo e pedagógico. Nota-se uma reduzida produção científica sobre o tema em relação à formação docente nos cursos de Pedagogia e de Ensino de Ciências.-
Descrição: dc.descriptionConsiderando la polisemia que invoca el término práctica y sus manifestaciones en el campo educativo, el objetivo fue investigar los principales conceptos y resaltar los contextos relacionados con este tema en la formación de profesores y en relación a la enseñanza de las ciencias. Se realizó una revisión sistemática con búsquedas en el Catálogo de Tesis y Disertaciones de la CAPES, en un marco temporal entre los años 2010 a 2021. Se evidencia que los trabajos presentan el concepto de práctica como un enfoque importante que promueve la efectividad de la práctica educativa y pedagógico. Y, existe una escasa producción científica sobre el tema en relación a la formación docente en cursos de pedagogía y enseñanza de las ciencias.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas educativas-
Palavras-chave: dc.subjectRevisão sistemática-
Palavras-chave: dc.subjectFormação inicial docente-
Palavras-chave: dc.subjectCiências-
Título: dc.titlePráticas no campo educacional : o que dizem as pesquisas.-
Título: dc.titlePrácticas en el campo educativo : lo que dice la investigación.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.