Impactos da curricularização da extensão para o curso de administração no Brasil frente às novas diretrizes curriculares.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAlbuquerque, Carolina Machado Saraiva de-
Autor(es): dc.creatorMartins, Alessia Cordeiro-
Autor(es): dc.creatorInácio, Raoni de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorMoura, Fábio Viana de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:00:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:00:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-14-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20539-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.21284/elo.v14i.18815-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029732-
Descrição: dc.descriptionO Plano Nacional de Educação 2014/2024, Lei n° 13.005/2014, meta 12.7, determinou, para todos os cursos de graduação, a integralização da carga horária curricular com, no mínimo, 10% realizada em extensão universitária. Diante desta normativa e das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), o objetivo da pesquisa foi estudar os impactos da curricularização da extensão universitária para o curso de Administração. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de objetivo descritivo conclusivo com análise documental comparativa, sendo os principais documentos analisados as Resoluções n° 7, de 18 de dezembro de 2018, e a Resolução n° 5, de 14 de outubro de 2021. Após a análise, os resultados encontrados permitem inferir que a extensão se alinha ao desenvolvimento de todas as atribuições gerais do egresso, ao método de aprendizagem do curso e ao preenchimento de lacunas na formação do gestor quanto a formação crítica reflexiva, principalmente no âmbito social e ético.-
Descrição: dc.descriptionThe National Education Plan 2014/2024, Law n° 13.005/2014, aim 12.7, determined, that all education courses, should complete the curricular workload, with at least 10% of it being carried out in extension projects. In the face of this regulation and the new National Curriculum Guidelines for the administration course, the objective of this research was to study the impacts of extension projects being made part of the curriculum for the administration course. This is qualitative research, with a conclusive descriptive objective with comparative data analysis, with the main documents analyzed being the 7th Resolution, of December 18, 2018, and the 5th Resolution, of October 14, 2021. After the analysis, the results found allowed us to infer that an extension project was aligned with the skills an undergraduate should develop, with the course's learning method and to fill as many gaps in the training of the administrator as a critical and reflective training, especially in the social and ethical scope.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Elo permite distribuição, remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/6291>. Acesso em: 19 ago. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectExtensão universitária-
Palavras-chave: dc.subjectCurricularização-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subjectPlano nacional de educação-
Palavras-chave: dc.subjectDiretrizes curriculares-
Título: dc.titleImpactos da curricularização da extensão para o curso de administração no Brasil frente às novas diretrizes curriculares.-
Título: dc.titleThe impacts of extension projects being made part of the curriculum for the administration course before the new curricular guidelines.-
Título: dc.titleImpactos de la curricularización de la extensión para la carrera de administración en Brasil frente a las nuevas directrices curriculares.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.