
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Sousa, Raquel Gonçalves de | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Fábio Augusto Rodrigues e | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:00:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:00:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18794 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.46667/renbio.v16i2.964 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029723 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo apresenta uma sequência didática abordando os Direitos Humanos com ênfase em um período marcado pela exclusão de todos(as) aqueles(as) ditos(as) loucos(as) com sua reclusão forçada e tratamentos desumanos em manicômios como o da cidade de Barbacena – MG. A sequência didática permitiu a criação de uma peça teatral amadora. Para análise desse processo educacional, utilizou-se da metodologia “relato de experiência”. Ao se relacionar a experiência ao aporte teórico da Educação em Direitos Humanos, observou-se a relevância de uma não instrumentalização dos estudantes em um processo coletivo e autoral de aprendizagem. Percebe-se que o texto escrito para a peça se aproximou mais dos princípios da ética cordial: do “educar para o nunca mais” e da “formação do sujeito de direito”. | - |
| Descrição: dc.description | This article presents a didactic sequence that addresses human rights focusing on a time marked by the exclusion of the so-called insane with forced reclusion and dehumanizing treatments in sanatoriums such as the one in the city of Barbacena – MG. The didactic sequence enabled the making of an amateur theatrical piece. To analyze this educational process, the “experience report” method was applied. When relating the experience to the theoretical contribution of Human Rights Education, the relevance of the non-instrumentalization of students in the collective and authorial process of apprenticeship was noted. It is noticed that the text written for the play came closer to the cordial ethics principles: the “educate for never again” and “formation of the subject of law”. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conteúdos cordiais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teatro amador | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relato de experiência | - |
| Título: dc.title | “Trem de doido" : uma sequência didática em prol de um resgate histórico da luta antimanicomial em Minas Gerais e da educação em direitos humanos. | - |
| Título: dc.title | “Trem de doido" : a didactic sequence on behalf of a historical fight against sanatoriums in Minas Gerais and human rights education. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: