“Trem de doido" : uma sequência didática em prol de um resgate histórico da luta antimanicomial em Minas Gerais e da educação em direitos humanos.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSousa, Raquel Gonçalves de-
Autor(es): dc.creatorSilva, Fábio Augusto Rodrigues e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:00:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:00:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18794-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.46667/renbio.v16i2.964-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029723-
Descrição: dc.descriptionEste artigo apresenta uma sequência didática abordando os Direitos Humanos com ênfase em um período marcado pela exclusão de todos(as) aqueles(as) ditos(as) loucos(as) com sua reclusão forçada e tratamentos desumanos em manicômios como o da cidade de Barbacena – MG. A sequência didática permitiu a criação de uma peça teatral amadora. Para análise desse processo educacional, utilizou-se da metodologia “relato de experiência”. Ao se relacionar a experiência ao aporte teórico da Educação em Direitos Humanos, observou-se a relevância de uma não instrumentalização dos estudantes em um processo coletivo e autoral de aprendizagem. Percebe-se que o texto escrito para a peça se aproximou mais dos princípios da ética cordial: do “educar para o nunca mais” e da “formação do sujeito de direito”.-
Descrição: dc.descriptionThis article presents a didactic sequence that addresses human rights focusing on a time marked by the exclusion of the so-called insane with forced reclusion and dehumanizing treatments in sanatoriums such as the one in the city of Barbacena – MG. The didactic sequence enabled the making of an amateur theatrical piece. To analyze this educational process, the “experience report” method was applied. When relating the experience to the theoretical contribution of Human Rights Education, the relevance of the non-instrumentalization of students in the collective and authorial process of apprenticeship was noted. It is noticed that the text written for the play came closer to the cordial ethics principles: the “educate for never again” and “formation of the subject of law”.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEsta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectConteúdos cordiais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro amador-
Palavras-chave: dc.subjectRelato de experiência-
Título: dc.title“Trem de doido" : uma sequência didática em prol de um resgate histórico da luta antimanicomial em Minas Gerais e da educação em direitos humanos.-
Título: dc.title“Trem de doido" : a didactic sequence on behalf of a historical fight against sanatoriums in Minas Gerais and human rights education.-
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