Ergonomics contribution to occupational safety.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorDiniz, Eugênio Paceli Hatem-
Autor(es): dc.creatorLima, Francisco de Paula Antunes-
Autor(es): dc.creatorSimões, Raoni Rocha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:00:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:00:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19434-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.1590/2317-6369/01923pt2024v49edcinq15-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029719-
Descrição: dc.descriptionIntroduction: while high-risk processes with high accident rates challenge safety, High Reliability Organization (HRO) achieve excellent indicators. In both cases, prevention seems to have reached a limit. In the former, because it seems powerless to generate prevention; in the latter, because it has been so successful that it seems impossible to reach greater levels. Objective: to highlight the contribution of Ergonomics to safety in these situations, pointing out unexplored possibilities such as design Ergonomics in man-machine integration (computerized systems). Method: comparative analysis of findings from ergonomic studies on production systems with high accident rates and HRO. Discussion: analysis of the motorcycle freight drivers’ activity revealed alternatives yet to be explored between unfavorable work relations and the perceived inevitability of accidents. The apparent limit of HRO can be overcome with recent advances in the analysis of situated action and cognition and by building debate spaces based on field experience. Collaborative design practices, which draw on worker experience to feed learning dynamics and technical reliability, remains a poorly explored possibility in Safety Engineering when it comes to computerized systems.-
Descrição: dc.descriptionIntrodução: processos de alto risco com elevadas taxas de acidentes desafiam a segurança. Por outro lado, sistemas ultrasseguros conquistaram ótimos indicadores. Em ambos, a prevenção parece ter chegado a um limite – em um deles, porque parece impotente para gerar prevenção; no outro, porque foi tão bem-sucedida que parece impossível avançar. Objetivo: evidenciar a contribuição da Ergonomia em prol da segurança, nas situações descritas, suas possibilidades ainda por explorar, entre elas a Ergonomia de concepção na integração homem-máquina (sistemas informatizados). Método: análise comparativa dos achados oriundos de estudos ergonômicos em sistemas de produção com altas taxas de acidentes e sistemas ultrasseguros. Discussão: a análise da atividade dos motofretistas mostrou que existem alternativas de ação ainda não exploradas entre as relações de trabalho desfavoráveis e a percepção de inevitabilidade dos acidentes. Nos sistemas ultrasseguros, o aparente limite pode ser superado com os avanços recentes na análise da ação e cognição situadas e na construção de espaços de debate que permitam o retorno da experiência de campo. Em sistemas informatizados, as práticas de projeto colaborativo, que se valem da experiência dos trabalhadores para alimentar as dinâmicas de aprendizagem e a confiabilidade técnica, são possibilidades ainda pouco praticadas na Engenharia de Segurança.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languageen-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectMotorcyclists-
Palavras-chave: dc.subjectOccupational health-
Palavras-chave: dc.subjectCollaborative project-
Palavras-chave: dc.subjectHigh reliability organizations-
Título: dc.titleErgonomics contribution to occupational safety.-
Título: dc.titleA contribuição da Ergonomia para a segurança no trabalho.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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