Um olhar sobre a mobilização de conhecimentos matemáticos próprios da docência no Pibid.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPeixoto, Nathália Luíza Soares-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Ana Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:00:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:00:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19480-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.14244/198271996240-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029701-
Descrição: dc.descriptionA participação no Pibid e sua relevância para a formação inicial de professores de Matemática tem sido amplamente documentada. Contudo, ainda são poucos os estudos que investigam os conhecimentos matemáticos mobilizados Pibid. Visando avançar nessa compreensão, procurou-se neste artigo desvelar conhecimentos matemáticos, próprios da docência, mobilizados no âmbito do Pibid Matemática de um Instituto Federal de Minas Gerais a partir de memórias e produções de dois egressos do programa. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa no qual os dados foram produzidos a partir de documentos (relatórios e um Trabalho de Conclusão de Curso) e de uma entrevista semiestruturada realizada com os egressos. Os dados foram analisados à luz das noções de matemática escolar e matemática acadêmica desenvolvidos por Moreira e colaboradoras e organizados em dois eixos: conhecimentos matemáticos próprios da docência mobilizados nas ações e interações do Pibid e, conhecimentos matemáticos próprios da docência mobilizados em um Trabalho de Conclusão de Curso. Os resultados sugerem que, na maioria das ações e interações vivenciadas pelos pibidianos, predomina uma tentativa bem-intencionada de adaptar a matemática acadêmica ao trabalho com a Educação Básica. Contudo, raros foram os indícios de matemática escolar presentes nas ações relacionadas ao programa, ainda que se verifique uma atenção às demandas da prática docente. Nesse sentido, conclui-se que o Pibid poderia ampliar suas contribuições compreendendo a matemática escolar como conteúdo específico da formação docente e proporcionando aos licenciandos oportunidades de desenvolvimento de conhecimentos matemáticos próprios da docência.-
Descrição: dc.descriptionParticipation in Pibid and its significance for the initial mathematics teachers education has been extensively documented. However, there are still few studies that investigate the mathematical knowledge organized by Pibid. To advance this understanding, this article aims to reveal the specific mathematical knowledge for teaching organized within the scope of Pibid Mathematics at a Federal Institute of Minas Gerais, based on the memories and productions of two graduates of the program. This is a qualitative study in which data were generated from documents (reports and a Course Conclusion Paper) and a semi-structured interview conducted with graduates. The data were analyzed in the context of the notions of school mathematics and academic mathematics developed by Moreira and collaborators. The findings were organized into two categories: mathematical knowledge specific to teaching organized in Pibid's actions and interactions, and mathematical knowledge specific to teaching organized in a Final Paper of the Course. The results suggest that, in the majority of actions and interactions experienced by Pibid participants, there is a well-intentioned effort to adapt academic mathematics for the use in Basic Education (elementary school, junior high, and high school). However, there were rare indications of school mathematics being evident in actions related to the program, despite attention being paid to the demands of teaching practice. In this sense, it is concluded that Pibid could enhance its contributions by recognizing school mathematics as a distinct component of teacher training and by providing undergraduate students with opportunities to develop specific mathematical knowledge for teaching.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Revista Eletrônica de Educação autoriza o depósito de cópia de artigos dos professores e alunos da UFOP no Repositório Institucional da UFOP. Licença concedida via e-mail em 04 set. 2014.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática escolar-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em matemática-
Palavras-chave: dc.subjectPibid-
Título: dc.titleUm olhar sobre a mobilização de conhecimentos matemáticos próprios da docência no Pibid.-
Título: dc.titleA look at the mobilization of mathematical knowledge specific to teaching at Pibid.-
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