Fotossíntese como tema para formação continuada de professores do Ensino Fundamental I.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMaia, Cristina de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorSilva, Wagner Seixas da-
Autor(es): dc.contributorSilva, Fábio Augusto Rodrigues e-
Autor(es): dc.contributorMaia, Cristina de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorMoura, Rita de Cássia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:00:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:00:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13887-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029675-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEncontramos na literatura discussões que apontam o fato do professor e da professora dos anos iniciais apresentarem dificuldades com alguns conteúdos por possuírem uma formação polivalente e não uma Licenciatura específica. As referências ainda indicam que, muitas vezes, as aulas são guiadas exclusivamente pelo livro didático sem ou com poucas atividades práticas, impedindo a observação, a vivência e a reflexão que favorecem o entendimento do conteúdo trabalhado em sala de aula. Trabalhos de pesquisa vêm demonstrando a dificuldade apresentada por professores e professoras dos anos iniciais ao elaborar aulas com a temática da Fotossíntese que, de fato, é bastante complexa. Por isso, consideramos relevante desenvolver e aplicar uma oficina sobre o fenômeno da fotossíntese nas plantas, realizando uma análise posterior sobre a participação e compreensão demonstrada sobre o tema. Esperamos que a oficina forneça subsídios e permita mudanças nas práticas pedagógicas, oferecendo boas práticas para compreensão, assimilação e acomodação do tema, reduzindo os equívocos conceituais ou excesso de superficialidade ao tratar deste assunto tão importante na área de Ciências da Natureza. As professoras que gentilmente participaram da pesquisa, tiveram a oportunidade de expressar suas dificuldades e demonstraram pouca iniciativa para elaboração das práticas e desenvolvimento de discussões sobre o tema, confirmando os resultados encontrados na literatura da área e explicitando a necessidade de produção de material para formação continuada voltado para o tema.-
Descrição: dc.descriptionWe found in the literature discussions that point out the fact that the theacher and the teacher of the early years have difficulties with some content because they have a multipurpose background and not a specific Degree. The references also indicate that, in most cases, the classes are guided exclusively by the textbook without or with few practical activities, preventing observation, experience and reflection that favors the understanding of the content worked in the classroom. Contents worked on in Science, such as photosynthesis, involve basic concepts and relationships with other themes. Research works have shown the difficulty presented by teachers in the early years to develop classes with this theme, which, in fact, is quite complex. For this reason, we consider it relevant to develop and apply a workshop on the phenomenon of photosynthesis in plans, carrying out a further analysis on the participation and understanding demonstrated on the subject. We hope that the workshop will provide subsidies and allow changes in pedagogical practices, offering good practices for understanding, assimilating and accommodating the theme, avoiding conceptual understanding or excess of superficiality when dealing with this very important subject in the area of Natural Sciences. The teachers, Who kindly participated in the research, had the opportunity to express their difficulties and showed little initiative to develop practices and develop discussions on the theme, confirming the results found in the literature of the area and explaining the need to produce material for training continued focused on the theme.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 01/09/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados a autora e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectFotossíntese-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de ensino fundamental-
Título: dc.titleFotossíntese como tema para formação continuada de professores do Ensino Fundamental I.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.