Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Célia Maria Fernandes | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Fernanda Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:00:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:00:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3002 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029648 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho se propõe a analisar a disciplina Matemática no Ensino Médio Integrado a Educação Profissional Técnica na perspectiva de um ensino unitário, visando contribuir para efetivação dos objetivos dessa modalidade de ensino no que se refere a disciplina Matemática. O trabalho se fundamentou teoricamente na legislação brasileira e em reflexões de autores que pesquisaram o ensino de Matemática e a educação profissional de nível médio. A questão de investigação que norteou o trabalho foi: quais são os conteúdos de Matemática que podem proporcionar compreensões globais da realidade e necessidades dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, para a concretização da interdisciplinaridade e contextualização no processo de ensino e aprendizagem de Matemática? A pesquisa de campo foi realizada com professores da área técnica e estudantes do curso de Agropecuária de um IFET. A pesquisa apontou que existe relação entre as disciplinas técnicas e a Matemática e que as primeiras, em alguns casos, necessitam dos conhecimentos da segunda para que seus assuntos sejam apreendidos pelos estudantes. Concluiu-se que é possível elencar os assuntos de Matemática que podem ser ministrados no Ensino Médio Integrado de forma contextualizada e interdisciplinar, a fim de atender a demanda das disciplinas técnicas e o objetivo formativo profissional do educando. | - |
Descrição: dc.description | This paper aims to present the subject in High School Mathematics Integrated Technical Vocational Education in the perspective of a teaching unit, aiming to contribute to realization of the objectives of this teaching modality with regard in Mathematics. The work is theoretically grounded in Brazilian legislation and reflections from authors who have researched the teaching of mathematics education and professional level. The research question that guided the study was: what are the contents of mathematics that can provide comprehensive understanding of reality and needs of the Integrated Vocational School for the achievement of interdisciplinarity and contextualization in the Mathematics’ teaching and learning? The field research was conducted with teachers and students of the technical area of the course of an Agricultural IFET. The study showed that there is a relationship between the technical disciplines of mathematics and the first and, in some cases, require the knowledge of the second to their subjects to be learned by students. It was concluded that it is possible to list the subjects of mathematics that can be delivered in integrated secondary school in a contextualized and interdisciplinary approach in order to meet the demand of technical disciplines and the goal of educating professional training. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contextualização | - |
Título: dc.title | Ensino médio integrado ao técnico : uma análise da disciplina matemática. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: