A extensão universitária como possibilidade de constituição de espaços colaborativos para a formação de professores que ensinam matemática.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorTinti, Douglas da Silva-
Autor(es): dc.creatorSilva, José Fernandes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:59:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:59:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15893-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.23864/cpp.v6i14.724-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029628-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo tem por objetivo refletir sobre a potencialidade de projetos de extensão universitária na constituição de espaços colaborativos para a formação de professores que ensinam Matemática. Para tanto, tomou-se como análise duas experiências vivenciadas em duas Instituições de Ensino Superior distintas. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo descritivo que considerou como instrumento de dados os relatórios elaborados pelos coordenadores dos projetos analisados. Para a análise, inicialmente, considerou-se a descrição das experiências para, então, refletir sobre os aspectos característicos do trabalho colaborativo que foram revelados. A análise se estruturou em três eixos, a saber: i) intencionalidade dos coordenadores dos projetos; ii) espaço, participação e dinâmica do grupo e iii) reciprocidade de aprendizagem. Os resultados apontam que a proposição de projetos de extensão universitária se revela como lócus potencial para a constituição de espaços colaborativos num movimento de ruptura com estruturas hierarquizadas na formação de professores que ensinam Matemática. Além disso, se faz necessário a ampliação e a divulgação da perspectiva colaborativa entre os formadores com vistas a mobilizá-los a assumirem esta postura epistemo-política em suas práticas.-
Descrição: dc.descriptionThis article is intended to reflect on the potential of university extension projects in the establishment of collaborative spaces for the training of teachers who teach mathematics. To this end, two experiences lived in two different Higher Education Institutions were analyzed. It is a qualitative study, of the descriptive type, and considered as data instrument the reports prepared by the coordinators of the analyzed projects. For the analysis, the description of the experiences was initially considered to, then, reflect on the characteristic aspects of the collaborative work that were revealed. The analysis was structured in three axes, namely: i) intentionality of the project coordinators; ii) space, participation and group dynamics and iii) learning reciprocity. The results show that the proposition of university extension projects represents a potential locus for the constitution of collaborative spaces in a movement that breaks with the hierarchical structures in the training of Mathematics teachers. Therefore, it is necessary to expand and disseminate the collaborative perspective among the trainers in order to mobilize them to assume this epistemo-political stance in their practice.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Com a Palavra, o Professor permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1813>. Acesso em: 27 maio 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectColaboração-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas colaborativas-
Título: dc.titleA extensão universitária como possibilidade de constituição de espaços colaborativos para a formação de professores que ensinam matemática.-
Título: dc.titleUniversity extension as a possibility of creating collaborative spaces for the training of Mathematics teachers.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.