Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Sergio Evangelista | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Alana Deusilan Sester | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Sergio Evangelista | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Alana Deusilan Sester | - |
Autor(es): dc.contributor | Zambon, Antonio Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, June Marques | - |
Autor(es): dc.creator | Fagundes, Kellen Núbia Monteiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:59:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:59:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16277 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029601 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Departamento de Engenharia de Produção, Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | A gestão do conhecimento (GC) é, geralmente, reconhecida como um recurso para a vantagem competitiva das empresas, ou seja, como um diferencial no mercado. Ela evoluiu ao longo dos anos, de maneiras diferentes, auxiliando os vários setores da economia. E, para a utilização dela na prática, é possível abordar as principais etapas vinculadas ao seu desenvolvimento: geração, mapeamento, explicitação, transferência e padronização do conhecimento. Neste sentido, o objetivo deste estudo é propor um mapeamento do conhecimento para auxílio a criação de uma franquia em uma organização do setor de idiomas. Da perspectiva metodológica, esta pesquisa foi desenvolvida, por meio de um estudo de caso, sendo um estudo qualitativo e com natureza aplicada. O estudo foi realizado em uma empresa do ramo educacional, mais detalhadamente no setor de ensino de idiomas. Para se obter as informações pertinentes, foram realizadas entrevistas a colaboradores e sócios da empresa, por meio de um protocolo semiestruturado. Além disso, foram utilizadas de observações e acessos a documentos pertinentes. Os principais resultados foram o mapeamento do conhecimento, através das entrevistas e observações, sendo possível citar os conhecimentos explícitos e tácitos, os conhecimentos associados, e, diagnosticar e delinear diretrizes para a proposta de implementação da GC no processo de estudo e sugestões de como aplicar parte da GC sendo possível observar a aplicação da teoria na prática, em um negócio real, identificando também os desafios e propondo trabalhos futuros. | - |
Descrição: dc.description | Knowledge Management (KM) is generally recognized as a resource for companies' competitive advantage that is as a differentiator in the market. It has evolved over the years in different ways, helping the various sectors of the economy. And to use it in practice, it is possible to approach the main steps linked to its development: generation, mapping, explanation, transfer, and standardization of knowledge. In thissense, the objective of thisstudy is to propose a knowledge mapping to help create a franchise in an organization in the language sector. From the methodological perspective, this research was developed through a case study, being a qualitative study with an applied nature. The study was carried out in a company in the education sector,specifically in the language teaching sector. To obtain the relevant information interviews were carried out with employees and partners of the company, through a semi- structured protocol. In addition, observations and access to relevant documents were used. The main results were the mapping of knowledge, through interviews and observations, making it possible to cite the explicit and tacit knowledge, the associated knowledge, and diagnose and outline guidelines for the proposed implementation of KM in the study process and suggestions on how to apply part of the KM being possible to observe the application of the theory in practice, in a real business, also identifying the challenges and proposing future works. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 17/02/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mapeamento conceitual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimentos - registro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimentos - padronização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Franquias - comércio varejista | - |
Título: dc.title | Proposta de mapeamento do conhecimento para auxílio na construção de um sistema de gestão do conhecimento para um modelo de franquia. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: