Uma abordagem etnomatemática para o Currículo Trivium.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRosa, Milton-
Autor(es): dc.creatorRaimundi, Marcos Paulo Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:59:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:59:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11442-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029580-
Descrição: dc.descriptionUm dos principais objetivos da Educação Matemática é buscar o desenvolvimento de um processo educacional que possibilite a aquisição e a utilização, pelos alunos, de instrumentos comunicativos, analíticos e materiais essenciais para o pleno exercício dos direitos e deveres intrínsecos à cidadania. Este artigo teórico visa ressaltar que esses instrumentos estão relacionados com a proposição do Currículo Trivium para a Matemática, no qual são considerados três componentes: a) a literacia, que está relacionada com a funcionalidade dos indivíduos na sociedade; b) a materacia, que está relacionada com o entendimento de situações inovadoras desenvolvidas por indivíduos criativos; e c) a tecnoracia, que está relacionada com a utilização astuta dos materiais disponíveis em contextos culturais diversos-
Descrição: dc.descriptionOne of the main objectives of Mathematics Education is to seek the development of an educational process that enables students to acquire and use communicative, analytical, and material instruments which are essential for the exercise of rights and duties intrinsic to citizenship. This theoretical article aims to emphasize that these instruments are related to the proposition of the Trivium Curriculum for Mathematics, in which three components are considered: a) literacy, which is related to the functionality of individuals in society; b) matheracy, which is related to the understanding of innovative situations developed by creative individuals; and c) technoracy, which is related to the astute use of materials available in diverse cultural contexts.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados no periódico Revemop estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação. Fonte: Revemop <https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/revemop/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 mar. 2019.-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracia-
Palavras-chave: dc.subjectMateracia-
Palavras-chave: dc.subjectTecnoracia-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Título: dc.titleUma abordagem etnomatemática para o Currículo Trivium.-
Título: dc.titleAn ethnomathematical approach to the Trivium Curriculum.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.