A cultura popular em âmbito escolar : concepções históricas e seus desdobramentos na contemporaneidade.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLeite, Belchior Ribeiro-
Autor(es): dc.creatorPaula, Leandro Silva de-
Autor(es): dc.creatorPaulo, Jacks Richard de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:59:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:59:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19554-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.36732/riep.v5i3.329-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029558-
Descrição: dc.descriptionEste artigo tem a finalidade de refletir sobre o conceito e as concepções históricas da cultura popular, bem como apontar alguns desafios e possibilidades de seu uso em âmbito escolar na contemporaneidade. Realizou-se uma revisão bibliográfica e consulta à legislação brasileira (1996, 2017), por meio de levantamento de artigos, documentos e livros de renomados autores, como Bakhtin (2010), Burke (2010), Santaella (2003), Canclini (2019), Pessoa (2018), Brasil (2017), Brasil (1996), entre outros. A pesquisa configurou-se de forma qualitativa e o conteúdo dos artigos, livros e documentos foram analisados de maneira crítica e interpretativa, alinhada à experiência docente dos autores. Os resultados revelaram que a prática da valorização da cultura popular em âmbito escolar é permeada por desafios, como por exemplo um currículo elitista que em muitas vezes acaba dificultado tal prática, pois acaba valorizando uma perspectiva monocultural, além disso quando trabalhado ocorre quase que somente em datas comemorativas e prioriza o conteúdo descontextualizado que contemple as avaliações em larga escala; dentre outros. Por outro lado, as novas tecnologias digitais se bem utilizadas poderão auxiliar as camadas subalternas a darem voz às suas experiências e os documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei nº 9.394/96 e a Base Nacional Comum Curricular que sinalizam uma autonomia às escolas, mesmo que limitada a trabalhar conteúdos das manifestações artísticas e culturais, no sentido de despertar nos estudantes o respeito à diversidade de saberes, identidade e culturas.-
Descrição: dc.descriptionThis article aims to reflect on the concept and historical conceptions of popular culture, as well as to point out some challenges and possibilities for its use in the school environment in contemporary times. A bibliographical review and consultation of Brazilian legislation (1996, 2017) was carried out, through a survey of articles, documents and books by renowned authors, such as Bakhtin (2010), Burke (2010), Santaella (2003), Canclini (2019), Pessoa (2018), Brasil (2017), Brasil (1996), among others. The research was configured in a qualitative way and the content of the articles, books and documents were analyzed in a critical and interpretative way, in line with the authors' teaching experience. The results revealed that the practice of valuing popular culture in the school environment is permeated by challenges, such as an elitist curriculum that often ends up making such a practice difficult, as it ends up valuing a monocultural perspective. among others. On the other hand, the new digital technologies, if well used, can help subordinate layers to give voice to their experiences and official documents such as the Law of Guidelines and Bases of Education - Law nº 9.394/96 and the National Common Curricular Base that signal an autonomy to schools, even if limited to working on contents of artistic and cultural manifestations, in the sense of awakening in students respect for the diversity of knowledge, identity and cultures.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Revista Nova Paideia permite remixagem, adaptação e criação a partir da obra, desde que seja atribuído o crédito ao autor e que a nova criação não seja usada para fins comerciais (CC BY-NC). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/8008>. Acesso em: 01 nov. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectCultura popular-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectConcepções históricas-
Palavras-chave: dc.subjectGlobalização-
Palavras-chave: dc.subjectContemporaneidade-
Título: dc.titleA cultura popular em âmbito escolar : concepções históricas e seus desdobramentos na contemporaneidade.-
Título: dc.titlePopular culture in the school scope : historical conceptions and their developments in the contemporary.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.