
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Silva, Cíntia Vieira da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:59:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:59:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-04-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-04-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7631 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029527 | - |
| Descrição: dc.description | A noção de paradigma indiciário, criada por Carlo Ginzburg, reúne espécies de discurso distintas em um gênero comum em função do papel da narrativa em tais discursos científicos e literários. Diante de tal perspectiva, surgem algumas indagações, que o presente texto procura equacionar. Se narrativas históricas, literárias, psicanalíticas, paleontológicas, e assim por diante, operam segundo o paradigma indiciário, não caberia insistir no que permite distinguir tais formas narrativas? O paradigma indiciário favorece o estabelecimento de relações não hierárquicas entre literatura e ciências? Por fim, será que tal paradigma seria enriquecido caso, às virtudes da caça, pudesse acrescentar aquelas da coleta? | - |
| Descrição: dc.description | The notion of evidentiary paradigm, created by Carlo Ginzburg, joins different kinds of discourse in a common genre due to the common role of narration in science and literature. From this point of view, there are some questions that this paper seeks to elaborate. If historical narratives, literary, psychoanalytic, paleontological, and so on, operate under the evidentiary paradigm, shouldn't we insist on distinguishing such narrative forms? Does the evidentiary paradigm favor the establishment of nonhierarchical relations between literature and science? Finally, could this paradigm be enriched if we could incorporate, to the virtues of the hunting, those of the collecting? | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Esse documento é distribuído nos termos da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite, exceto para fins comerciais, copiar e redistribuir o material em qualquer formato ou meio, bem como remixá-lo, transformá-lo ou criar a partir dele, desde que seja dado o devido crédito e indicada a licença sob a qual ele foi originalmente publicado (http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BR). Fonte: o próprio artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indiciário | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Narrativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Evidentiary | - |
| Título: dc.title | Narrar e saber : perguntas em torno da relação entre literatura e ciências. | - |
| Título: dc.title | To narrate and to know : questions about the relationship between literature and science. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: