Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Michele Hidemi Ueno | - |
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Valdir | - |
Autor(es): dc.contributor | Cruz, Luciana Hoffert Castro | - |
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Michele Hidemi Ueno | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Victor Peres | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:59:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:59:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10455 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029488 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Na expectativa da inserção de Astronomia no Ensino de Ciências, desenvolvemos este trabalho. Realizamos uma pesquisa com professores, de uma escola da rede pública de Minas Gerais. Foram analisadas, inicialmente, as limitações conceituais dos participantes em relação a temas de Astronomia básica, utilizando como instrumento de coleta um questionário, composto por perguntas objetivas. Constatou-se a partir deste instrumento, uma dificuldade do grupo de docentes, em relação aos temas básicos. Perante a esse quadro, e na tentativa de contribuirmos para sua mudança, realizou-se a construção de uma sequência didática, intitulada “visões do céu”, para a abordagem desses temas em sala de aula, com o apoio metodológico dos três momentos pedagógicos, que consiste em: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Posteriormente, participaram de nossa pesquisa estudantes do Ensino Médio da mesma escola, mais especificamente do 2º ano. A escolha pelo 2º ano foi primeiramente pela maioria dos professores selecionados ministrarem suas aulas nessas turmas e também pela presença da Astronomia e Cosmologia em disciplinas como, por exemplo, Geografia e Física. Sendo que para estes, também utilizamos o mesmo questionário de conhecimentos prévios que os docentes responderam. Os dados foram analisados com base em Laurence Bardin (2009), utilizando-se a análise de conteúdo. | - |
Descrição: dc.description | In anticipation of the insertion of Astronomy in Science Teaching, we developed this work. We conducted a survey with teachers from a public school in Minas Gerais. We first analyzed the conceptual limitations of the participants in relation to basic Astronomy, using as a collection instrument a questionnaire composed of objective questions. It was verified that, from this instrument, a difficulty of the group of teachers, in relation to the basic themes. In view of this framework, and in an attempt to contribute to its change, a didactic sequence, called “visions of the sky” was developed to address these themes in the classroom, with methodological support for the three pedagogical moments. Later students of the secondary school of the same school participated, more specifically of the second year. The choice for the 2nd year was primarily by the majority of teachers selected to teach their classes in these classes and also by the presence of Astronomy and Cosmology in disciplines such as Geography and Physics. Being that for these, we also used the same questionnaire of previous knowledge that the teachers answered. The data were analyzed based on Laurence Bardin (2009), using the content analysis. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, em 02/10/2018, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Astronomia - estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia crítica | - |
Título: dc.title | Visões do céu : uma sequência didática para o ensino de astronomia. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: