Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bortolini, Neide das Graças de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Dulci, Luciana Crivellari | - |
Autor(es): dc.contributor | Bortolini, Neide das Graças de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Dulci, Luciana Crivellari | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Alda Fátima de | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Edson Moreira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Cavalcante, Alex Beigui de Paiva | - |
Autor(es): dc.creator | Thiago, Tábatta Iori | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:59:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:59:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17449 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029477 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa investiga o cruzamento entre as práticas pedagógicas decoloniais advindas de projetos sociais da Capoeira Angola de Mestre Primo (Grupo Iuna - BH/MG) e as práxis de Circo Social. A partir de um diálogo com artistas circenses através de um Mapeamento online, foi realizado um mapeamento em torno de vidas circenses nas perspectivas de colonialidade, ou ainda difundidos nas artes circenses, ou decolonialidade, com um recorte para o aprofundamento dos possíveis riscos diversos que permeiam o universo do circo. Junto a esses estudos se contextualizam as origens e trajetória das artes circenses e do Circo Social, com o objetivo de entender o quanto os fundamentos decoloniais e antirracistas da Capoeira Angola, difundida por Mestre Primo e pelo Grupo Iuna, são potentes inspirações para as práticas libertárias do ensino no contexto do Circo Social. É registrada a origem e o trabalho do Grupo Iuna na periferia do Bairro Saudade em Belo Horizonte. Em suma, essa pesquisa dedica-se à reflexão acerca da encruzilhada de saberes que pode auxiliar no enfrentamento do risco social que a maioria das crianças e jovens dos projetos de Circo Social enfrentam. | - |
Descrição: dc.description | This research seeks to investigate the intersection between decolonial pedagogical practices arising from social projects of Capoeira Angola by Mestre Primo (Grupo Iuna - BH/MG) and the practices of Circo Social. Based on a dialogue with circus artists through an online Mapping, an attempt was made to map paradigms based on patterns of coloniality still widespread in circus arts, with a focus on deepening the possible diverse risks that permeate the universe of the circus. Together with these clippings, the origins and trajectory of the circus arts and the Social Circus are contextualized. With the aim of understanding how much the decolonial and anti-racist foundations of Capoeira Angola spread by Mestre Primo and Grupo Iuna are powerful inspirations for the pedagogical practices of teaching in the context of Circo Social, it tells about the origin and work of Grupo Iuna on the outskirts of Bairro Saudade in Belo Horizonte. It is dedicated to reflecting on how this crossroads can help in facing social risk and in reducing damage and marks generated by the poor, violent and unequal daily life that most children and young people who attend Social Circus projects face. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 24/08/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Circo social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capoeira Angola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decolonialidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Encruzilhada | - |
Título: dc.title | Encruzilhada : perspectivas circenses e a vivência Iuna de Capoeira Angola. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: