
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Souza, Janaina Melo | - |
| Autor(es): dc.creator | Gusmão, Tânia Cristina Rocha Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Januario, Gilberto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:59:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:59:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19458 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.26843/rencima.v15n2a06 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029421 | - |
| Descrição: dc.description | O artigo é resultado de um estudo orientado pelo objetivo de analisar a abordagem teórico-metodológica de materiais do PNAIC, com vistas ao desenvolvimento do conhecimento didático-matemático de professoras. Tratou-se de uma análise documental dos Cadernos de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, política pública de formação de professoras que atuam (atuavam) no Ciclo de Alfabetização. O referencial teórico reporta-se ao modelo Conhecimento Didático-Matemático e suas seis dimensões. A análise considerou textos de orientações, indicativos de materiais complementares de leitura, sugestões de situações de aprendizagem e tarefas. A partir de indicadores em cada par de dimensão, os principais resultados indicam que os materiais analisados contemplam de maneira satisfatória a maioria daqueles relativos as dimensões Epistêmica/Ecológica e Cognitiva/Afetiva. No entanto, é insatisfatória a contemplação à dimensão Mediacional/Interacional. | - |
| Descrição: dc.description | The article is the result of a study guided by the objective of analyzing the theoretical-methodological approach of PNAIC materials, with a view to developing teachers' didactic-mathematical knowledge. This was a documentary analysis of the Training Notebooks of the National Pact for Literacy at the Right Age, a public policy for training teachers who work (worked) in the Literacy Cycle. The theoretical framework refers to the Didactic-Mathematical Knowledge model and its six dimensions. The analysis considered guidance texts, indications of complementary reading materials, suggestions for learning situations and tasks. Based on indicators in each pair of dimensions, the main results indicate that the materials analyzed satisfactorily cover the majority of those relating to the Epistemic/Ecological and Cognitive/Affective dimensions. However, contemplation of the Mediational/Interactional dimension is unsatisfactory. The analysis indicates that the materials have satisfactory Didactic Suitability. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este artigo está sob os termos da Licença Creative Commons-Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Material curricular | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento docente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Idoneidade didática | - |
| Título: dc.title | Cadernos do PNAIC (como materiais curriculares educativos) de Matemática : análise à luz do Enfoque Ontossemiótico. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: