Cadernos do PNAIC (como materiais curriculares educativos) de Matemática : análise à luz do Enfoque Ontossemiótico.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSouza, Janaina Melo-
Autor(es): dc.creatorGusmão, Tânia Cristina Rocha Silva-
Autor(es): dc.creatorJanuario, Gilberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:59:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:59:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19458-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.26843/rencima.v15n2a06-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029421-
Descrição: dc.descriptionO artigo é resultado de um estudo orientado pelo objetivo de analisar a abordagem teórico-metodológica de materiais do PNAIC, com vistas ao desenvolvimento do conhecimento didático-matemático de professoras. Tratou-se de uma análise documental dos Cadernos de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, política pública de formação de professoras que atuam (atuavam) no Ciclo de Alfabetização. O referencial teórico reporta-se ao modelo Conhecimento Didático-Matemático e suas seis dimensões. A análise considerou textos de orientações, indicativos de materiais complementares de leitura, sugestões de situações de aprendizagem e tarefas. A partir de indicadores em cada par de dimensão, os principais resultados indicam que os materiais analisados contemplam de maneira satisfatória a maioria daqueles relativos as dimensões Epistêmica/Ecológica e Cognitiva/Afetiva. No entanto, é insatisfatória a contemplação à dimensão Mediacional/Interacional.-
Descrição: dc.descriptionThe article is the result of a study guided by the objective of analyzing the theoretical-methodological approach of PNAIC materials, with a view to developing teachers' didactic-mathematical knowledge. This was a documentary analysis of the Training Notebooks of the National Pact for Literacy at the Right Age, a public policy for training teachers who work (worked) in the Literacy Cycle. The theoretical framework refers to the Didactic-Mathematical Knowledge model and its six dimensions. The analysis considered guidance texts, indications of complementary reading materials, suggestions for learning situations and tasks. Based on indicators in each pair of dimensions, the main results indicate that the materials analyzed satisfactorily cover the majority of those relating to the Epistemic/Ecological and Cognitive/Affective dimensions. However, contemplation of the Mediational/Interactional dimension is unsatisfactory. The analysis indicates that the materials have satisfactory Didactic Suitability.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste artigo está sob os termos da Licença Creative Commons-Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial curricular-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento docente-
Palavras-chave: dc.subjectIdoneidade didática-
Título: dc.titleCadernos do PNAIC (como materiais curriculares educativos) de Matemática : análise à luz do Enfoque Ontossemiótico.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.