Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Marina Eduarda Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Curi Filho, Wagner Ragi | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Alana Deusilan Sester | - |
Autor(es): dc.creator | Morais, Isabela Carvalho de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:59:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:59:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20092 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029404 | - |
Descrição: dc.description | A universidade pública necessita de um processo de planejamento que auxilie o seu desempenho operacional, acadêmico e social. Não diferentemente, os departamentos acadêmicos, sendo instâncias operacionais das universidades, inserem-se neste contexto. Assim, este artigo apresenta um estudo sobre o uso do Planejamento Estratégico (PE) em um departamento acadêmico de uma universidade pública brasileira. Para tanto, utilizando a abordagem qualitativa e por meio do método de estudo de caso, realizaram-se entrevistas com docentes, observações in loco e análises documentais de três momentos nos quais os docentes se reuniram para elaborar um PE, ocorridos em 2012, 2016 e 2019. Dentre outros resultados, o trabalho identificou que alguns elementos da literatura de PE não foram considerados pelo departamento assim como alguns objetivos estratégicos da universidade. Este trabalho contribui, portanto, para o avanço dos estudos sobre a gestão dos departamentos e não na universidade como um todo, como a maioria dos trabalhos. | - |
Descrição: dc.description | The public university needs a planning process that helps its operational, academic and social performance. Not differently, the academic departments, being operational instances of the universities, are inserted in this context. Thus, this article presents a study on the use of Strategic Planning (SP) in na academic department of a Brazilian public university. To this end, using a qualitative approach and using the case study method, interviews were carried out with teachers, on-site observations and document analyzes of three moments in which teachers met to prepare a NP, which took place in 2012, 2016 and 2019. Among other results, the work identified that some elements of the PE literature were not considered by the Department, as well as some strategic objectives of the university. This work, therefore, contributes to the advancement of studies on the management of departments and not on the university as a whole, as most of works. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Estudos de Planejamento está sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Fonte: Estudos de Planejamento <https://200.198.145.164/index.php/estudos-planejamento/about/editorialPolicies#custom-1>. Acesso em: 26 mar. 2025. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão das universidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Departamentos acadêmicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento estratégico | - |
Título: dc.title | Planejamento estratégico em um departamento acadêmico : benefícios e desafios. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: