Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Zama, Uyrá dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Zama, Uyrá dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Fábio Augusto Rodrigues e | - |
Autor(es): dc.contributor | Passos, Maria Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Gisely Cristina Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:59:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:59:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8785 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029341 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação teve como objetivo a abordagem do contexto CTS- Ciência, Tecnologia e Sociedade, por meio de uma sequência didática com o tema gerador o Papiloma vírus humano, na disciplina de Histologia no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os conteúdos de Histologia têm sido aplicados contemplando a memorização e desvinculado da realidade dos mesmos. A abordagem CTS busca a aproximação dos conteúdos vivenciados pelos alunos, em uma inserção crítico-social, significando e replicando tais apropriações. A sequência didática apresentada vincula o conteúdo de tecido epitelial à problemática da vacinação massiva das adolescentes contra o HPV, que incluem: metaplasia do epitélio e a determinação biológica do momento mais adequado para a vacinação; suspeição quanto a efetividade e segurança da vacina; infecção pelo vírus e sua correlação com altas taxas de mortalidade pelo câncer de colo de útero (neoplasias); preocupação com o estímulo precoce da vida sexual; considerações sobre a visão das DST’s- Doenças sexualmente transmissíveis, em diferentes grupos culturais e religiosos; dentre outros. Como resultados, obteve-se ressignificação do conteúdo de Histologia, por meio de um debate da problemática apresentada, avaliando o engajamento disciplinar produtivo destes estudantes, colaborando para que o mesmo, integrante e participante da sociedade se envolvesse e replicasse a metodologia numa futura prática docente. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation aimed to approach the context CTS - Science, Technology and Society, by means of a didactic sequence with the theme generating the human papilloma virus, in the discipline of Histology in the course of graduation in Biological Sciences. The contents of Histology have been applied contemplating the memorization and dissociated from the reality of the same. The CTS approach seeks to approximate the content lived by students, in a critical-social insertion, meaning and replicating such appropriations. The didactic sequence presented links the epithelial tissue content to the problem of massive vaccination of adolescents against HPV, which includes: epithelial metaplasia and the biological determination of the most appropriate moment for vaccination; Safety and effectiveness of the vaccine; Virus infection and its correlation with high mortality rates for cervical cancer (neoplasms); Concern about the early stimulation of sexual life; Considerations about the vision of STDs - Sexually transmitted diseases, in different cultural and religious groups; among others. As a result, the content of Histology was re-signification, by means of a discussion of the presented problem, evaluating the productive disciplinary engagement of these students, collaborating so that the same, member and participant of the society involved and replicated the methodology in a future teaching practice. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/09/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vírus do papiloma | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência e tecnologia | - |
Título: dc.title | Histologia no contexto ciência tecnologia e sociedade : uma experiência na formação inicial dos professores. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: