Transtorno do espectro autista (TEA) e os processos de reconhecimento em contextos educacionais : relações de poder e resistência.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorTorres, Marco Antônio-
Autor(es): dc.creatorSilva, Ana Carolina Alves-
Autor(es): dc.creatorEstevam, Vanessa da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:59:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:59:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-31-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-31-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14801-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2065-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029337-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo analisou os desafios do desenvolvimento psicossocial no contexto da educação básica, a partir de discursos acerca de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Como metodologia de pesquisa, elegeu-se o levantamento bibliográfico, bem como a entrevista narrativa com uma mãe de duas crianças diagnosticadas com a Síndrome de Asperger, que entendemos dentro do TEA. Utilizamos a noção de reconhecimento a partir de Butler (2015) para dialogar com os objetivos da pesquisa. Os resultados indicaram como os processos de reconhecimento das pessoas com deficiência no contexto escolar ainda são insuficientes, por isso exigem formas de resistências aos discursos de assujeitamento destas pessoas. As investigações também indicaram a importância de cooperação entre familiares e profissionais da educação para o reconhecimento das pessoas com deficiência. Por fim, as análises destacaram a luta de uma mãe, mobilizada pela razão e pelos afetos, nas relações de poder e resistência no contexto de uma educação inclusiva ainda insuficiente.-
Descrição: dc.descriptionThis article analyzed the challenges of psychosocial development in the context of basic education, based on speeches about children with ASD. As a research methodology, the bibliographic survey was chosen, as well as the narrative interview with a mother of two children diagnosed with Asperger's Syndrome. We used the notion of recognition from Butler (2015) to dialogue with the research objectives. The results indicated how the processes of recognition of people with disabilities in the school context are still insufficient, which is why they require forms of resistance to the discourse of subjection of these people. The investigations also indicated the importance of cooperation between family members and education professionals for the recognition of people with disabilities. Finally, the analyzes highlighted the struggle of a mother, mobilized by reason and affections, in the relations of power and resistance in the context of an insufficient inclusive education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsTodos os artigos publicados no periódico Revista Educar Mais são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos. Fonte: Revista Educar Mais <https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/about>. Acesso em: 11 ago. 2021.-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento psicossocial-
Palavras-chave: dc.subjectSíndrome de Asperger-
Título: dc.titleTranstorno do espectro autista (TEA) e os processos de reconhecimento em contextos educacionais : relações de poder e resistência.-
Título: dc.titleAutistic spectrum disorder (ASD) and recognition processes in educational contexts : relations of power and resistance.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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