
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Santos, Marli Regina dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:59:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:59:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17173 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p267-288 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029333 | - |
| Descrição: dc.description | Nos mais diversos momentos, estamos imersos em situações nas quais podemos mobilizar conhecimentos que remetem à estreita relação entre a espacialidade vivenciada pelo sujeito no seu dia a dia e a Geometria enquanto ciência dedutiva. Este artigo se volta para essa relação ao colocar em destaque o conhecimento pré-predicativo, abordado por Merleau-Ponty como um modo de compreensão, temporal e espacialmente localizado, que tem como cerne os sentidos que se dão na vivência do mundo-vida e que se constituem de modo espontâneo, ao estarmos com o outro experienciando o espaço intersubjetivo. O texto dialoga com as ideias trazidas pelo filósofo e por outros autores que se atentam para o conhecimento pré-predicativo e, em conexão com esse diálogo, apresenta um recorte de uma pesquisa com calouros de uma graduação em matemática na qual se destacou uma discussão em torno da ideia de ângulo. As manifestações e interações ocorridas avançaram em direção aos sentidos e significados espontaneamente explicitados por eles, sem a pretensão de chegar a uma definição matematicamente estabelecida do conceito, mas na perspectiva dos entendimentos que dizem de uma produção dada nas vivências, ao experienciarem um solo comum. Indagando as ideias nucleares que permeiam as compreensões explicitadas, destacam-se entendimentos quanto à produção geométrica dada na temporalidade e espacialidade das relações intersubjetivas do mundo-vida, historicamente constituído em sua objetividade dinâmica, indicando possibilidades para o trabalho pedagógico. | - |
| Descrição: dc.description | In the most diverse moments, we are immersed in situations in which we can mobilize knowledge that refer to the close relationship between the spatiality experienced by the subject in his daily life and geometry as a deductive science. This article focuses on this relationship by highlighting pre-predicative knowledge, approached by Merleau-Ponty as a temporally and spatially located mode of understanding, which has as its core the meanings that occur in the experience of the life-world and that are constituted spontaneously, when we are with the other experiencing the intersubjective space. For this, this text dialogues with the ideas brought by the philosopher and by other authors who pay attention to pre-predicative knowledge and, in connection with this dialogue, presents an excerpt from research with students of mathematics graduation, about a discussion around the idea of angle. The manifestations and interactions that occurred advanced towards the senses and meanings spontaneously explained by them, without the intention of reaching a mathematically established definition of the concept, but in the perspective of the understandings about a production given in the experiences in a common ground. Inquiring the ideas that permeate the comprehension, are made explicit understandings regarding the geometric production given in the temporality and spatiality of the intersubjective relationships of the lifeworld, historically constituted in its dynamic objectivity, indicating possibilities for pedagogical work. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | O periódico Educação Matemática Pesquisa permite distribuição, remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2701>. Acesso em: 27 jun. 2023. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geometria | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fenomenologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Merleau-ponty | - |
| Título: dc.title | Conhecimento pré-predicativo : compreensões quanto à ideia de ângulo. | - |
| Título: dc.title | Prepredicative knowledge : understandings about the idea of angle. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: