A utilização do software Geogebra nos cursos de licenciatura e de bacharelado em matemática da Universidade Federal de Ouro Preto : potencialidades, realidades e perspectivas.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorReis, Frederico da Silva-
Autor(es): dc.contributorMartins, Eder Marinho-
Autor(es): dc.contributorReis, Frederico da Silva-
Autor(es): dc.contributorPinto, Rieuse Lopes-
Autor(es): dc.contributorViana, Marger da Conceição Ventura-
Autor(es): dc.contributorMartins, Eder Marinho-
Autor(es): dc.creatorPimentel, Cyndi Menezes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:59:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:59:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19345-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029309-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação apresenta uma pesquisa que tem como finalidade discutir a utilização do software GeoGebra na prática docente de professores de Matemática e de Educação Matemática que atuam na formação inicial de professores e de bacharéis em Matemática. O trabalho se fundamentará em reflexões acerca de pesquisas sobre a utilização do GeoGebra nos processos de ensino e de aprendizagem em disciplinas de Matemática e de Educação Matemática integrantes da matriz curricular de cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Matemática. A metodologia adotada contempla uma análise documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) e a realização de entrevistas com coordenadores e professores dos cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A análise dos dados produzidos apontou que: existem múltiplas potencialidades de utilização do GeoGebra nos processos de ensino e de aprendizagem de diversas disciplinas dos cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Matemática; no caso da UFOP, os PPC dos referidos cursos mostram uma realidade ainda distante da exploração de todas as potencialidades apresentadas, ainda que os coordenadores e professores reconheçam muitas potencialidades e, de fato, utilizem o GeoGebra em diversas disciplinas ministradas; exatamente por causa dessas realidades, existem muitas perspectivas de troca de experiências entre professores que, eventualmente, podem contribuir para transformar as realidades observadas. As expectativas de contribuição deste trabalho são apresentar sugestões para o professor do Ensino Superior a respeito da utilização do GeoGebra em disciplinas de Matemática e constituir-se num referencial para outras pesquisas em Educação Matemática.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation presents research whose objective is to discuss the use of the GeoGebra software in the teaching practice of Mathematics and Mathematics Education teachers who provide initial training for teachers and graduates in Mathematics. The work will be based on reflections on research on the use of GeoGebra in teaching and learning processes in the subjects of Mathematics and Mathematics Education, which are part of the curriculum of bachelor's and degree courses in Mathematics. The methodology adopted includes documentary analysis of the Course Pedagogical Projects (PPC) and interviews with coordinators and teachers of the Bachelor's and Degree courses in Mathematics at the Federal University of Ouro Preto (UFOP). The analysis of the data produced showed that: there are multiple potential uses of GeoGebra in the teaching and learning processes of various subjects in the Bachelor's and Bachelor's Degree courses in Mathematics; in the case of UFOP, the PPC of the aforementioned courses show a reality that is still far from exploring all the potential presented, even though the coordinators and teachers recognize many potentialities and, in fact, use GeoGebra in several subjects taught; Exactly because of these realities, there are many perspectives for exchanging experiences between teachers that, eventually, can contribute to transforming the observed realities. The expected contribution of this work is to present suggestions for Higher Education teachers regarding the use of GeoGebra in Mathematics subjects and to constitute a reference for other research in Mathematics Education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 16/12/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectBacharelado em Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware GeoGebra-
Título: dc.titleA utilização do software Geogebra nos cursos de licenciatura e de bacharelado em matemática da Universidade Federal de Ouro Preto : potencialidades, realidades e perspectivas.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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