
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Prado, Jan Alyne Barbosa | - |
| Autor(es): dc.contributor | Prado, Jan Alyne Barbosa | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Emmanoel Martins | - |
| Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Hila Bernadete Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Menezes, Natália Ferraz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:59:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:59:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11915 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029241 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo identificar elementos do jornalismo nos newsgames. A fundamentação se baseia na compreensão dos newsgames como um subgênero que detém características do supergênero dos jogos digitais, ao mesmo tempo em que dialoga com o jornalismo, como especificidade. Foram discutidos aspectos como a definição de newsgames, a noção de gênero em multimodalidade, a composição dos jogos digitais, formas de produção de sentido em jogos. Em relação aos elementos de relevância do jornalismo, discute-se as relações com a realidade, enquadramento, retórica e temporalidade. Na análise, o trabalho se volta para Sweatshop, um newsgame que aborda a questão da exploração de trabalhadores em fábricas de itens de vestuário. As aproximações com o jornalismo foram identificadas a partir da combinação do modelo de composição dos gêneros digitais de Eckkrammer (2019) e da arquitetura semântica dos jogos digitais de Flanagan e Nissenbaum (2016). A análise permitiu a observação do esforço de equilíbrio entre o diálogo com o jornalismo e um design preocupado com a experiência de gameplay, construído a partir da integração constituída entre ambos. Mesmo com algumas incongruências, Sweatshop cumpre as funções do subgênero e tece uma crítica à exploração dos trabalhadores por meio de seu discurso multimodal. | - |
| Descrição: dc.description | This study aims to identify elements of journalism in newsgames. The foundation is based on the understanding of newsgames as a subgenre that shares features with the supergenre of digital games, while dialoguing with journalism as specificity. Aspects such as the definition of newsgames, the notion of genre in multimodality, the composition of digital games, ways of producing meaning in games have been discussed. Regarding the relevant elements of journalism, we discuss the relations with reality, framing, rhetoric and temporality. In the analysis, the work turns to Sweatshop, a newsgame that addresses the issue of worker exploitation in apparel factories. The approaches to journalism were identified from the combination of Eckkrammer's (2019) digital genre composition model and Flanagan and Nissenbaum’s (2016) semantic architecture of digital games. The analysis allowed for the observation of the effort to achieve balance between its dialogue with journalism and a design concerned with the gameplay experience, created from the integration constituted between them. Even with some incongruities, Sweatshop fulfills the subgenre’s functions and weaves a critique of workers' exploitation through its multimodal discourse. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 26/12/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vídeogames | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jornalismo - aspectos sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interfaces de usuário multimodal - sistemas de computação | - |
| Título: dc.title | Aproximações entre newsgames e jornalismo : uma análise do jogo Sweatshop. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: