Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Souza, Clarisse Sieckenius de | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Ana Maria Nicolaci da | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Elton José da | - |
Autor(es): dc.creator | Prates, Raquel Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:59:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:59:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-02-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-02-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2004 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7296 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0953543804000785 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1016/j.intcom.2004.07.003 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029222 | - |
Descrição: dc.description | The nature and depth of technological interference on social activities online are not fully understood. We discuss one such type of interference—compulsory institutionalization, the process by which noninstitutionalized face-to-face informal groups, who typically adopt implicit norms tacitly accepted by members, must create a set of explicit group structuring rules with very specific computer-encoded meanings and abide by them when they migrate to online group environments. In societies where rules can be bypassed in view of more highly valued social norms, like the Brazilian society, compulsory institutionalization may undermine experiences that are highly valued to face-to-face groups. In this article, we contrast the findings of our study with a Brazilian group of potential groupware users and those of our semiotic inspection of YahooGroups, SmartGroups and MSN Groups. We show how the systems may frustrate the group’s expectations and limit their interaction online. Reflecting on the causes and consequences of compulsory institutionalization, we conclude that the social–technical gap in group technologies may not be possible to bridge completely, and that the fulcrum of scientific research in this area may include some new aspects. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Groupware | - |
Palavras-chave: dc.subject | Online communities | - |
Palavras-chave: dc.subject | The social–technical gap | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiotic engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culture | - |
Título: dc.title | Compulsory institutionalization : investigating the paradox of computer-supported informal social processes. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: