
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Silva, Talis Augusto de Souza | - |
| Autor(es): dc.creator | Araújo, Regina Magna Bonifácio de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:59:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:59:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19571 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.55906/rcdhv9n2-008 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029216 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa intitulada “Formação do gestor escolar em cursos presenciais de Pedagogia no Estado de Minas Gerais” desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. A pesquisa trouxe a discussão sobre a formação de professores/gestores tendo como referência a Resolução CNE/CP nº 02/2019 e o Parecer CNE/CP nº 04/2021. A investigação teve como objetivo principal identificar, por meio de pesquisa documental, como estava sendo ofertada a formação inicial do gestor escolar nos cursos de Pedagogia, presenciais nas instituições de ensino superior (IES) mineiras: federais, estaduais e uma instituição privada. Para atingir o objetivo principal da investigação foi realizada a coleta e análise de três documentos das IES: Projeto Pedagógico do Curso, matriz curricular e ementário das disciplinas visando identificar a presença de referências à formação do gestor escolar e atuação deste profissional no ambiente escolar. Esta pesquisa de abordagem qualitativa teve com método de coleta de dados a pesquisa documental e análise dos documentos foi realizada seguindo o metódo de análise de conteúdo, proposto por Bardin (2002). Em relação aos Projetos Pedagógicos dos Cursos foi possível perceber que todos estão alinhados às diretrizes da Resolução CNE/CP n.º 1/2006 e n.º 2/2015, porém há pouca atenção destinada a formação do gestor escolar nos cursos de Pedagogia presenciais no Estado de Minas Gerais, inclusive há instituições que não ofertam o estágio supervisionado em gestão escolar: Universidade Estadual de Montes Claros e Universidade Federal deAlfenas. | - |
| Descrição: dc.description | This paper presents the results of the research titled “School Manager Training in Face-to-Face Pedagogy Courses in the State of Minas Gerais,” conducted within the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Ouro Preto. The research discusses teacher/manager training with reference to Resolution CNE/CP Nº. 02/2019 and Opinion CNE/CP Nº. 04/2021. The main objective of the study was to identify, through documentary research, how initial training for school managers was being offered in face-to-face Pedagogy courses at higher education institutions (HEIs) in Minas Gerais: federal, state, and one private institution. To achieve this main objective, three documents from the HEIs were collected and analyzed: the Pedagogical Course Project, the curriculum matrix, and the syllabus of the subjects, aiming to identify the presence of references to the training of school managers and their role in the school environment. This qualitative research employed documentary research as the data collection method, and document analysis was performed following the content analysis method proposed by Bardin (2002). Regarding the Pedagogical Course Projects, it was possible to observe that all are aligned with the guidelines of Resolution CNE/CP Nº. 1/2006 and 2/2015. However, there is limited attention given to school manager training in face-to-face Pedagogy courses in the State of Minas Gerais, with some institutions not offering supervised internships in school management, such as the State University of Montes Claros and the Federal University of Alfenas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | O conteúdo da Revista Campo da História está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: Revista Campo da História <https://ojs.campodahistoria.com.br/ojs/index.php/rcdh/about>. Acesso em: 01 nov. 2024. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestor escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estágio em gestão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curso de pedagogia | - |
| Título: dc.title | Teoria e prática : contribuição do estágio supervisionado no processo de formação de gestores no estado de Minas Gerais. | - |
| Título: dc.title | Theory and practice : contribution of supervised internship to the manager training process in the state of Minas Gerais. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: