Educação a distância, possibilidades e desafios : reflexões sobre o curso de pós-graduação lato sensu de Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (GPPGeR), na modalidade a distância.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCunha, Lucimar-
Autor(es): dc.creatorBrito, Lélis Maia de-
Autor(es): dc.creatorMota, João Batista-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:58:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:58:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20259-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://serieconhecimento.cead.ufv.br/wp-content/uploads/2016/08/CEAD15anos.pdf-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029207-
Descrição: dc.descriptionO acelerado desenvolvimento das redes de computadores faz surgir, a cada dia, novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e recursos específicos voltados à educação, treinamento e capacitação de indivíduos a custos reduzidos. Dessa forma, o desenvolvimento de redes de telecomunicações e sua interação com a informática, têm criado uma nova base tecnológica que permite a adoção de outras modalidades mais ágeis de ensino, com capacidade para atender a milhões de pessoas, com uma relação custo/ benefício bem mais favorável. Na verdade, trata-se também da formação e consolidação de um novo paradigma na área da educação, na qual se sobressaem os mecanismos diferenciados de interação, estimulando oportunidades de aprendizagem autônoma, na qual o estudante figura como protagonista do processo educacional. Nesse sentido, este artigo tem como principal objetivo refletir acerca da experiência inovadora da Universidade Federal de Viçosa (UFV) na implementação do curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (GPPGeR), na modalidade a distância. Da fase de planejamento até a execução final, a proposta foi acompanhar todas as etapas, a fim de avaliar a viabilidade ou não da educação a distância como estratégia metodológica mais apropriada ao tema e ao público destinados. Portanto, a ideia central do presente trabalho é refletir como a educação a distância se desdobraria como possibilidade de metodologia educacional no tocante ao ensino e à discussão crítica de temas comumente considerados difíceis, como gênero, raça e 21 políticas públicas, tendo por alvo um público bastante específico, distinto e heterogêneo. Para a UFV, a modalidade de educação a distância parecia uma estratégia promissora. Isso porque, além do objetivo geral de instrumentalizar os participantes para intervenção no processo de concepção e elaboração de programas e ações, de forma a assegurar a transversalidade de gênero e raça nas políticas públicas, o curso poderia provocar ainda um debate profícuo dentro da própria Universidade acerca da viabilidade da EAD como alternativa para qualificação de pessoas a partir do uso de novas metodologias educacionais. Descreveremos brevemente as fases de implementação e execução do curso, que se estruturou com base na reflexão de concepções didático- pedagógicas e práticas inovadoras de aprendizagem aplicadas ao ensino de temas complexos que foram tratados de forma transversal e a distância, sustentando a formação multidisciplinar dos futuros especialistas, a partir da adaptação e construção de um desenho instrucional que tornasse os conteúdos mais atraentes para o seu desenvolvimento no PVANet – ambiente virtual de aprendizagem da Universidade Federal de Viçosa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCEAD-
Direitos: dc.rightsrestrito-
Título: dc.titleEducação a distância, possibilidades e desafios : reflexões sobre o curso de pós-graduação lato sensu de Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (GPPGeR), na modalidade a distância.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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