Política nacional de formação de professores : um estudo sobre a evasão no curso de Pedagogia.

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Autor(es): dc.creatorSousa, Leticia Pereira de-
Autor(es): dc.creatorNunes, Célia Maria Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:58:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:58:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19580-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.5747/ch.2023.v20.h551-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029206-
Descrição: dc.descriptionDiante da expansão da educação superior, resultante da implantação de políticas públicas de ampliação do acesso, as discussões sobre democratização, permanência, diplomação e evasão ganharam destaque no cenário nacional. O presente artigo tem por objetivo analisar as motivações que culminaram com a evasão de estudantes do curso de Pedagogia, presencial, de uma universidade federal do interior do estado de Minas Gerais. Os procedimentos metodológicos adotados para a realização do estudo se pautaram na aplicação de questionário online no Google Forms e realização de duas entrevistas semiestruturadas via Google Meet. O projeto foi submetido à Plataforma Brasil e ao Comitê de Ética em Pesquisa, obtendo parecer favorável. Os dados foram analisados tendo como referencial as produções da Sociologia da Educação, especificamente temas relacionados ao acesso, permanência, evasão na educação superior (COULON, 2008; TINTO, 1975) e formação de professores. Os dados mostraram que, dentre os estudantes que não solicitaram apoio da assistência estudantil, o principal fator condicionante da evasão refere-se à incompatibilidade de horários entre o trabalho e o estudo, seguido da mudança de curso. Já dentre os estudantes que foram beneficiados com os programas de assistência estudantil, o motivo de maior destaque é o desinteresse pela área de atuação. Os dados reforçam a importância do papel de políticas de permanência que atuem tanto para o suprimento das condições materiais quanto simbólicas relacionadas à permanência dos estudantes nas instituições de ensino.-
Descrição: dc.descriptionFaced with the expansion of higher education, resulting from the implementation of public policies to expand access, discussions on democratization, permanence, graduation and dropout gained prominence on the national scene. This article aims to analyze the motivations that culminated in the dropout of students from the Pedagogy course, in person, at a federal university in the interior of the state of Minas Gerais. The methodological procedures adopted to carry out the study were based on the application of an online questionnaire on Google Forms and the performance of two semi-structured interviews via Google Meet. The project was submitted to Plataforma Brazil and the Research Ethics Committee, obtaining a favorable opinion. The data were analyzed using the Sociology of Higher Education productions as a reference, specifically themes related to access, permanence, evasion in higher education (COULON, 2008; TINTO, 1975) and teacher training. The data showed that, among students who did not request support from student assistance, the main conditioning factor for evasion refers to the incompatibility of schedules between work and study, followed by the change of course. Among the students who benefited from student assistance programs, the most prominent reason is the lack of interest in the field. The data reinforce the importance of the role of permanence policies that act both to supply the material and symbolic conditions related to the permanence of students in educational institutions.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Colloquium Humanarum permite redistribuição não comercial, desde que seja atribuído o crédito ao autor e que a obra não seja alterada de nenhuma forma (CC BY-NC-ND). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/4021>. Acesso em: 01 nov. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectAcesso e permanência-
Palavras-chave: dc.subjectEducação superior-
Título: dc.titlePolítica nacional de formação de professores : um estudo sobre a evasão no curso de Pedagogia.-
Título: dc.titleNational policy for teachers education : a study on escape in the Pedagogy course.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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