Promovendo uma educação popular em um cursinho popular : como isso é possível, utilizando questões de Matemática do ENEM reelaboradas?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTorisu, Edmilson Minoru-
Autor(es): dc.contributorTorisu, Edmilson Minoru-
Autor(es): dc.contributorBiotto Filho, Denival-
Autor(es): dc.contributorTinti, Douglas da Silva-
Autor(es): dc.creatorFé Neto, Jair Pedro da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:58:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:58:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14860-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029163-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionO principal objetivo do presente estudo foi analisar de que forma questões da prova de Matemática do ENEM, ao serem reelaboradas por um professor de Matemática de um Cursinho Popular, contribuem para a promoção de uma Educação Popular, levando em conta princípios da Educação Matemática Crítica. A sustentação teórica foi encontrada nas discussões acerca da Educação Popular e da Educação Matemática Crítica. No que se refere à Educação Popular, demos destaque a ideias defendidas por Paulo Freire, particularmente os conceitos de libertação e diálogo. No arcabouço teórico da Educação Matemática Crítica encontramos construtos que traduziam, de forma coerente, experiências de vida e expectativas dos participantes. Entre esses construtos podemos citar, foregrounds, backgrounds, matemacia e empowerment. A pesquisa, inserida no paradigma qualitativo, foi realizada com estudantes de um Cursinho Popular do município de Belo Horizonte, Minas Gerais, no contexto da pandemia da COVID 19, de forma remota, no primeiro semestre de 2021. Os instrumentos utilizados no processo de produção dos dados foram: observação participante, diário de campo, entrevistas semiestruturadas, bloco de questões de Matemática do ENEM e gravações em áudio. Os dados produzidos, a partir dos encontros síncronos e entrevistas, a partir da plataforma Google Meet, foram descritos e transcritos e, com base nos diálogos, pudemos estabelecer relações entre o que propõe a Educação Popular e a Educação Matemática Crítica. Alguns resultados mostram que a maneira como os encontros aconteceram contribuiu para uma Educação Popular dos estudantes, conectando libertação e empowerment, esperança e foregrounds, leitura e escrita do mundo e matemacia.-
Descrição: dc.descriptionThe main objective of the present study was to analyze how questions from the ENEM Mathematics test, when re-elaborated by a Mathematics teacher from a Popular Course, contribute to the promotion of Popular Education, taking into account the principles of Critical Mathematics Education. Theoretical support was found in the discussions about Popular Education and Critical Mathematics Education. With regard to Popular Education, we highlighted the ideas defended by Paulo Freire, particularly the concepts of liberation and dialogue. In the theoretical framework of Critical Mathematics Education, we found constructs that coherently translated the participants; life experiences and expectations. Among these constructs we can mention, foregrounds, backgrounds, matemacia and empowerment. The research, inserted in the qualitative paradigm, was carried out with students from a Popular Course in the city of Belo Horizonte, Minas Gerais, in the context of the COVID-19 pandemic, remotely, in the first half of 2021. The instruments used in the data production process were: participant observation, field diary, semi-structured interviews, block of ENEM Mathematics questions and audio recordings. The data produced, from the synchronous meetings and interviews, from the Google Meet platform, were described and transcribed and, based on the dialogues, we were able to establish relationships between what Popular Education proposes and Critical Mathematics Education. Some results show that the way the meetings took place contributed to a Popular Education of students, connecting liberation and empowerment, hope and foregrounds, reading and writing of the world and mathematics.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 01/04/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática crítica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação popular-
Palavras-chave: dc.subjectCurso preparatório-
Palavras-chave: dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio-
Título: dc.titlePromovendo uma educação popular em um cursinho popular : como isso é possível, utilizando questões de Matemática do ENEM reelaboradas?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.