Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Priscila Daniele de | - |
Autor(es): dc.creator | Paulo, Jacks Richard de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:58:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:58:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19528 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.55905/cuadv16n7-105 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029107 | - |
Descrição: dc.description | Recentemente, tem-se intensificado o diálogo entre diferentes campos do saber, principalmente, com vistas a melhor contribuir tanto para o processo de ensino quanto de aprendizagem em diferentes áreas de conhecimento. Nesse sentido, por meio dos ensinamentos de Geografia, tem-se buscado contribuir para que os educandos possam promover a leitura crítica acerca das informações de mundo. Para tal, a Geografia tem encontrado na Literatura o apoio para a realização desta leitura. Tal premissa, tem-se atrelado ao fato de existirem variados caminhos que podem revelar importantes perspectivas quando se pensa a relação entre o saber literário e o saber geográfico. Diante do exposto, buscou-se refletir sobre alguns dos aspectos que corroboram com a integração da Geografia e da Literatura, além de uma proposta didática que envolva essas duas disciplinas. Em relação ao percurso metodológico, realizou-se uma revisão de literatura sobre a temática investigativa em questão e a busca por obras literárias recentes, como sugestão e base para as atividades. Tornou-se mais evidente que conhecer diferentes abordagens, pode possibilitar uma construção de conhecimento de forma mais efetiva e, por a Literatura oferecer inúmeros caminhos, pode-se também facilitar ao aluno estabelecer relações, refletir sobre elas e compreender o mundo em que vive. | - |
Descrição: dc.description | Recently, the dialog between different fields of knowledge has intensified, mainly with a view to making a better contribution to both the teaching and learning process in different areas of knowledge. In this sense, the teaching of Geography has sought to help students promote critical reading of information about the world. To this end, Geography has found support in Literature for this reading. This premise has been linked to the fact that there are various paths that can reveal important perspectives when thinking about the relationship between literary knowledge and geographical knowledge. In view of the above, we sought to reflect on some of the aspects that corroborate the integration of Geography and Literature, as well as a didactic proposal involving these two disciplines. In terms of methodology, a literature review was carried out on the subject in question and a search was made for recent literary works as a suggestion and basis for the activities. It became clear that knowing different approaches can enable knowledge to be built more effectively and, because Literature offers numerous paths, it can also make it easier for students to establish relationships, reflect on them and understand the world in which they live. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Cuadernos de Educación y Desarrollo (CED) uses the Creative Commons CC BY license. Fonte: Cuadernos de Educación y Desarrollo <https://ojs.europubpublications.com/ojs/index.php/ced/about> Acesso em: 01 ago. 2024. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaço geográfico | - |
Título: dc.title | A literatura como uma possibilidade de leitura do espaço geográfico para o ensino de geografia. | - |
Título: dc.title | Literature as a way of reading geographical space for geography teaching. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: