
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Souza, Iolanda Marcia de | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Ana Paula Perovano dos Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Januario, Gilberto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:58:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:58:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19457 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.37001/remat25269062v21id504 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029098 | - |
| Descrição: dc.description | O artigo é orientado pelo objetivo de discutir a influência de materiais curriculares no conhecimento profissional docente sobre o campo aditivo. O referencial teórico remete aos materiais e a relação que professores tem com eles sob uma perspectiva de conhecimento; também remete à Teoria dos Campos Conceituais e ao Conhecimento da Matemática Incorporada ao Currículo. A análise se deu a partir do mapeamento de problemas aditivos em três volumes do Manual do Professor de um material dos Anos Iniciais, o que possibilitou a classificação dos problemas em conformidade com os significados das operações, e leitura das orientações de ensino que acompanham os problemas. Como principais resultados, foram identificados problemas de composição, transformação e comparação nos três volumes analisados, em correspondência aos significados prescritos em documento curricular, além de problemas envolvendo composição de transformações e transformação de composições, ambos os significados não prescritos. Os problemas incorporam conhecimentos relativos a ideias fundamentais, representações e conexões, complexidade e percurso de aprendizagem. No entanto, é observada a ausência de explicitação desses conhecimentos, bem como a ausência de transparência sobre o que fundamenta as opções didática, metodológica, conceitual e avaliativa da abordagem dos conceitos aditivos. | - |
| Descrição: dc.description | The article is guided by the objective of discussing the influence of curriculum materials on professional teaching knowledge about the additive field. The theoretical framework refers to the materials and the relationship that teachers have with them from a knowledge perspective; it also refers to the Theory of Conceptual Fields and the Knowledge of Curriculum Embedded Mathematics. The analysis was based on the mapping of additive problems in three volumes of the Teacher's Manual of Elementary School material, which made it possible to classify the problems in accordance with the meanings of the operations and read the teaching guidelines that accompany the problems. As main results, problems of composition, transformation and comparison were identified in the three volumes analyzed, corresponding to the meanings prescribed in the curriculum document, in addition to problems involving composition of transformations and transformation of compositions, both meanings not prescribed. The problems incorporate knowledge related to fundamental ideas, representations and connections, complexity and learning path. However, there is a lack of explanation of this knowledge, as well as a lack of transparency regarding what underpins the didactic, methodological, conceptual and evaluative options for approaching additive concepts. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este artigo está sob os termos da Licença Creative Commons-Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículos de matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relação professor-materiais curriculares | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem docente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Operações aditivas | - |
| Título: dc.title | A influência de materiais curriculares no conhecimento profissional docente sobre o campo aditivo. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: