A sala de aula no contexto da comunicidade : propondo um projeto sobre a conexão entre a matemática e a indústria de jóias em uma perspectiva etnomatemática.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLopes Júnior, José Erildo-
Autor(es): dc.creatorRosa, Milton-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:58:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:58:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15967-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.46375/relaec.36086-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029077-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é propor uma estratégia de ensino diferenciada para o ensino e aprendizagem em matemática, integrado ao contexto das crenças e valores relevantes para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que tenha ênfase nos saberes matemáticos que os alunos produzem no seu dia-a-dia, de modo a possibilitá-los construir diálogo entre o saberes do senso comum e os saberes da escola. A organização dos conteúdos, porcentagem, regra de três e proporção, pauta-se de acordo com o desenvolvimento de uma estrutura lógica e sequencial dos saberes formal (global) e informal (local). A intenção é provocar uma discussão em relação ao contexto que envolva as questões e, com isso proporcionar uma maior disposição e espontaneidade por parte dos alunos em trabalhar com as questões, tanto em relação ao tema como na matemática. Propomos através desta oficina um ensino que busque relacionar o que se aprende na teoria com o cotidiano, visto que na região de Ouro Preto é comum as feiras de artesanato em joias e pedra sabão. Tentamos substituir parte das aulas teóricas por experimentais buscando nos alunos o exercício da criação, autonomia e construção do conhecimento. Ao final do processo, foi possível observar o envolvimento dos estudantes participantes bem como a apreensão dos conceitos propostos, uma vez que o contexto escolar deve ser sempre um espaço de socialização do saber, provocante e estimulante. Local em que os alunos reestruturem suas ideias, reorganizem seus pensamentos e sejam críticos e reflexivos frente aos acontecimentos diários.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this work is to propose a differentiated teaching strategy for teaching and learning in mathematics, integrated to the context of beliefs and values relevant to students of Young Adult Education (YAE), with emphasis on mathematical knowledge that students Produce in their daily life, so as to enable them to build a dialogue between common-sense knowledge and school knowledge. The organization of contents, percentage, rule of three and proportion, is according to the development of a logical and sequential structure of formal (global) and informal (local) knowledge. The intention was to provoke a discussion in relation to the context that involved the questions and, with that, to provide a greater willingness and spontaneity on the part of the students to work with the questions, both in relation to the theme and in mathematics. Through this workshop, we propose teaching that seeks to relate what one learns in theory with everyday life, since in the Ouro Preto region, craft fairs in jewelry and soapstone are common. We try to replace part of the theoretical classes with experimental classes looking for students to exercise the creation, autonomy and construction of knowledge. At the end of the process, it was possible to observe the involvement of the participating students as well as the apprehension of the proposed concepts, since the school context should always be a space for the socialization of knowledge, provocative and stimulating. Place where students restructure their ideas, reorganize their thoughts and be critical and reflective in the face of daily events.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Revista Latino-Americana de Estudos Científicos permite distribuição, remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2994>. Acesso em: 27 set. 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectMineração-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - EJA-
Título: dc.titleA sala de aula no contexto da comunicidade : propondo um projeto sobre a conexão entre a matemática e a indústria de jóias em uma perspectiva etnomatemática.-
Título: dc.titleThe classroom in the community context : proposing a project on the connection between mathematics and the jewelry industry in na ethnomatematic perspective.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.