Descrição da competência leitora no ensino fundamental.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Lauren Angela Maria Nogueira-
Autor(es): dc.creatorMatos, Daniel Abud Seabra-
Autor(es): dc.creatorSoares, José Francisco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:58:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:58:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17303-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.18222/eae.v34.9183-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029031-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa se propôs a elaborar objetivos de aprendizagem de leitura a partir da análise de sentenças descritoras de itens de avaliações externas em língua portuguesa. O principal referencial teórico foi a Taxonomia Revisada de Bloom, associada ao quadro conceitual do Programme for International Student Assessment 2018 de letramento em leitura. Foram usadas 1.813 sentenças descritoras, obtidas principalmente do Sistema de Avaliação da Educação Básica, a fim de elaborar um conjunto de objetivos com maior precisão dos termos nos enunciados que indicam o que se espera que os alunos aprendam. Como resultado, produziu-se um conjunto de 84 objetivos de aprendizagem de leitura que pode ser considerado uma síntese representativa da área de avaliação em leitura, com potencial de aplicação no ensino ou na avaliação.-
Descrição: dc.descriptionEsta investigación se propuso a elaborar objetivos de aprendizaje de lectura a partir del análisis de sentencias descriptoras de ítems de evaluaciones externas en el idioma portugués. Su principal referente teórico fue la Taxonomía Revisada de Bloom, asociada al cuadro conceptual del Programme for International Student Assessment 2018 de alfabetización en lectura. Se utilizaron 1.813 sentencias descriptoras, que se obtuvieron sobre todo en el Sistema de Evaluación de la Educación Básica, con el propósito de elaborar un conjunto de objetivos más precisos de los términos en los enunciados que indican qué se espera que aprendan los estudiantes. Como resultado, se produjo un conjunto de 84 objetivos de aprendizaje de lectura que se puede considerar como un síntesis representativo del área de evaluación en lectura, con potencial de aplicación en la enseñanza o en la evaluación.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectTaxonomia dos objetivos educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectObjetivos de aprendizagem-
Título: dc.titleDescrição da competência leitora no ensino fundamental.-
Título: dc.titleDescripción de la competencia lectora en la educación básica.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.