The GeoGebra software in the introductory teaching of Dynamic Systems : research with students of Bachelor’s Degree in Mathematics.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMartins, Eder Marinho-
Autor(es): dc.creatorReis, Frederico da Silva-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Geraldo César Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:58:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:58:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-07-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19426-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i1p004-02882-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029003-
Descrição: dc.descriptionThe current article presents research that has investigated the contributions from a didactic sequence related to the dynamics of Planar Systems of Differential Equations carried out in GeoGebra software to learn about Introduction to Dynamic Systems. Of a qualitative nature, the research was developed by students of Bachelor’s Degree in Mathematics from a Brazilian Federal University who were enrolled in the discipline Introduction to Dynamic Systems. As research conclusions, we presented the following contributions to the learning process: dynamism observed in the development of didactic sequence assignments to enable students’ learning based on results investigation and interpretation; joining the theoretical / algebraic - graphic / visual approaches through visualization allowed by GeoGebra.-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo apresenta uma pesquisa que investigou as contribuições de uma sequência didática relacionada à dinâmica de Sistemas Planares de Equações Diferenciais, utilizando o software GeoGebra, para a aprendizagem de Introdução aos Sistemas Dinâmicos. De natureza qualitativa, a pesquisa foi desenvolvida com alunos do curso de Bacharelado em Matemática de uma universidade federal brasileira, matriculados na disciplina Introdução aos Sistemas Dinâmicos. Como conclusões da pesquisa, apresentamos as seguintes contribuições para a aprendizagem: o dinamismo presente no desenvolvimento das atividades da sequência didática, possibilitando a aprendizagem dos alunos a partir da investigação / interpretação de resultados; a complementação entre as abordagens teórico-algébrica e gráfico-visual, por meio da visualização proporcionada pelo GeoGebra.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo permite distribuição, remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/5818>. Acesso em: 20 ago. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectDynamic Systems-
Palavras-chave: dc.subjectBachelor’s Degree in Mathematics-
Palavras-chave: dc.subjectGeoGebra software-
Título: dc.titleThe GeoGebra software in the introductory teaching of Dynamic Systems : research with students of Bachelor’s Degree in Mathematics.-
Título: dc.titleO software GeoGebra no ensino introdutório de Sistemas Dinâmicos : uma pesquisa com alunos de Bacharelado em Matemática.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.