Uma heurística ILS para a resolução do problema de roteamento de veículos com frota heterogênea.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorVieira, Naiara Helena-
Autor(es): dc.creatorCota, Fernanda dos Reis-
Autor(es): dc.creatorGomes Júnior, Aloisio de Castro-
Autor(es): dc.creatorGomes, Helton Cristiano-
Autor(es): dc.creatorReis, Allexandre Fortes da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:58:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:58:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16855-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.5380/relainep.v10i17.83398-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029000-
Descrição: dc.descriptionO problema de roteamento de veículos com frota heterogênea (PRVFH) é um problema de otimização combinatória que, devido à variação na capacidade dos veículos, ao número de restrições e ao número de clientes a serem visitados, apresenta elevada complexidade computacional. O objetivo principal do PRVFH é determinar o melhor conjunto de rotas possível que os veículos possam percorrer entre o depósito e os clientes, observando a capacidade de cada veículo. O presente trabalho apresenta uma abordagem utilizando a metaheurística Iterated Iocal Search (ILS) para resolução do PRVFH. A solução inicial é obtida pelo procedimento de economias (Clarke-Wright). Como métodos de busca local, foram adotados os movimentos two-opt e two-point-move para melhorar as soluções. Os resultados, quando comparados a solução inicial obtida usando a heurística de ClarkeWright, chegaram a melhorias de até 23%, com tempos computacionais abaixo de sete segundos. O método foi aplicado a 27 instâncias encontradas na literatura e adaptadas para o problema com variação de 32 a 80 clientes.-
Descrição: dc.descriptionThe heterogeneous fleet vehicle routing problem (HFVRP) is a combinatorial optimization problem that, due to the variation in the vehicle capacity, instance amplitude and restrictions presents high computational complexity. The main goal of HFVRP is to determine the best possible set of routes that vehicles can travel between the depot and customers by observing the capacity of each vehicle. This paper presents an Iterated Local Search (ILS) approach adopted to solve the HFVRP. The initial solution is provided by the well known clarkewright saving procedure. As local search, the moves two-opt and two-point were adopted to improve the solutions.T results when compared with the initial solution achieved up to 23% of improvement with running times below seven seconds. The method was applied over 27 benchmark instances, with the number of customers between 32 and 80.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Relainep permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/743>. Acesso em: 27 maio 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectRoteamento de veículos-
Palavras-chave: dc.subjectFrota heterogênea-
Palavras-chave: dc.subjectIterated Local Search-
Título: dc.titleUma heurística ILS para a resolução do problema de roteamento de veículos com frota heterogênea.-
Título: dc.titleAn Iterated Local Search heuristic for solving the vehicle routing problem with heterogeneous fleet.-
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