
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Fernandes, Laís Carolina | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Renato Melo | - |
| Autor(es): dc.creator | Soares, Everton Rocha | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:58:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:58:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12032 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.25242/886893020191736 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1028981 | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo foi verificar o nível de percepção subjetiva de discentes ingressantes e concluintes do curso de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto sobre a imagem corporal, massa corporal e percentual de gordura de mulheres adultas. Participaram do estudo 26 discentes, de ambos os sexos (25,0 ± 6,6 anos), matriculados no curso de Bacharelado em Educação Física; e dez voluntárias (23,5± 4,4 anos) não estudantes do curso de Educação Física. As dez voluntárias atuaram como modelos para obtenção de fotografias de corpo inteiro e tiveram medidas a massa corporal e o percentual de gordura estimado. Os discentes de Educação Física, a partir das fotografias das modelos, estimaram a imagem corporal, massa corporal e o percentual de gordura das voluntárias. Nossos resultados mostraram que discentes ingressantes e concluintes tiveram percepção semelhante entre eles sobre a imagem corporal, massa corporal e percentual de gordura, avaliados a partir das fotografias das modelos. Porém os valores de massa corporal medidos nas mesmas foram menores do que os indicados pelos discentes. Acreditase que o processo de formação no curso deEducação Física por si só, não influencia na percepção da imagem corporal, massa corporal e percentual de gordura de mulheres adultas. | - |
| Descrição: dc.description | The objective of the present study was to verify the level of subjective perception of freshmen and veteran students of the Physical Education course of the Federal University of Ouro Preto on body image, body mass and body fat of adult women. Twenty-six students of both sexes (25.0 ± 6.6 years) enrolled in the bachelor’s degree in Physical Education participated in the study; and ten women (23.5 ± 4.4 years), not students of the Physical Education course. The ten volunteers acted asmodels to obtain full body photographs and had measured body mass and body fat. Thestudents of Physical Education, based on the photograph of the models, estimated the body image, body mass and body fat of the women. Our results showed that freshmen and veteran students had similar perceptions of body image, body mass and body fat evaluated from photographs. However, the values of body mass measured in those women were smaller than those indicated by the students. It is believed that the graduate process in the Physical Education course alone does not influence the perception of body image, body mass and body fat of adult women. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados no periódico Perspectivas Online: Biologia & Saúde estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Perspectivas Online: Biologia & Saúde <https://ojs3.perspectivasonline.com.br/biologicas_e_saude/index>. Acesso em: 07 abr. 2020. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fotografias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Variáveis antropométricas | - |
| Título: dc.title | Percepção de discentes de educação física sobre a imagem corporal de mulheres adultas. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: