
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Orey, Daniel Clark | - |
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:58:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:58:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20792 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.63036/ReTEM.2965-9698.2025.v3.400 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1028927 | - |
| Descrição: dc.description | The application of techniques in ethnomathematics along with the tools of modelling allows us to see a different reality and gives us insight into a holistic mathematics. In this perspective, the pedagogical approach that connects cultural aspects of mathematics with its school and/or academic aspects is named ethnomodelling, which is a process of translation and elaboration of problems and questions taken from systems that are part of the reality for any given cultural group. In this article we have offered an alternative goal for research, which is the acquisition of both emic and etic knowledge for the implementation of ethnomodelling. Emic knowledge is essential for an intuitive and empathic understanding of mathematical ideas of a culture, and it is essential for conducting effective ethnographic fieldwork through a dialogical approach of ethnomodelling. | - |
| Descrição: dc.description | A aplicação de técnicas etnomatemáticas juntamente com as ferramentas de modelagem nos possibilita ver uma realidade diferente e nos dá informações sobre uma matemática holística. Nessa perspectiva, a abordagem pedagógica que conecta aspectos culturais da matemática com os seus aspectos escolares e/ou acadêmicos é denominada de etnomodelagem, que é um processo de tradução e elaboração de problemas e questões presentes nos sistemas que são parte da realidade de qualquer grupo cultural. Neste artigo, oferecemos um objetivo alternativo para a pesquisa, que é a aquisição de conhecimento êmico e ético para a implementação da etnomodelagem. O conhecimento êmico é essencial para uma compreensão intuitiva e empática das ideias matemáticas de uma cultura, que é essencial para conduzir um trabalho de campo etnográfico eficaz por meio de uma abordagem dialógica da etnomodelagem. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ethnomodelling | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Etnomathematics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematical modelling | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ethnomodels | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dialogical approach | - |
| Título: dc.title | Reflections on ethnomodelling as intercultural concept on ethnomathematics and mathematical modelling. | - |
| Título: dc.title | Reflexões sobre a etnomodelagem como um conceito intercultural em etnomatemática e modelagem matemática. | - |
| Título: dc.title | Reflexiones sobre la etnomodelación como un concepto intercultural sobre la etnomatemática y la modelización matemática. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: