Reflections on ethnomodelling as intercultural concept on ethnomathematics and mathematical modelling.

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Autor(es): dc.creatorOrey, Daniel Clark-
Autor(es): dc.creatorRosa, Milton-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:58:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:58:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20792-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.63036/ReTEM.2965-9698.2025.v3.400-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1028927-
Descrição: dc.descriptionThe application of techniques in ethnomathematics along with the tools of modelling allows us to see a different reality and gives us insight into a holistic mathematics. In this perspective, the pedagogical approach that connects cultural aspects of mathematics with its school and/or academic aspects is named ethnomodelling, which is a process of translation and elaboration of problems and questions taken from systems that are part of the reality for any given cultural group. In this article we have offered an alternative goal for research, which is the acquisition of both emic and etic knowledge for the implementation of ethnomodelling. Emic knowledge is essential for an intuitive and empathic understanding of mathematical ideas of a culture, and it is essential for conducting effective ethnographic fieldwork through a dialogical approach of ethnomodelling.-
Descrição: dc.descriptionA aplicação de técnicas etnomatemáticas juntamente com as ferramentas de modelagem nos possibilita ver uma realidade diferente e nos dá informações sobre uma matemática holística. Nessa perspectiva, a abordagem pedagógica que conecta aspectos culturais da matemática com os seus aspectos escolares e/ou acadêmicos é denominada de etnomodelagem, que é um processo de tradução e elaboração de problemas e questões presentes nos sistemas que são parte da realidade de qualquer grupo cultural. Neste artigo, oferecemos um objetivo alternativo para a pesquisa, que é a aquisição de conhecimento êmico e ético para a implementação da etnomodelagem. O conhecimento êmico é essencial para uma compreensão intuitiva e empática das ideias matemáticas de uma cultura, que é essencial para conduzir um trabalho de campo etnográfico eficaz por meio de uma abordagem dialógica da etnomodelagem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsSob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectEthnomodelling-
Palavras-chave: dc.subjectEtnomathematics-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical modelling-
Palavras-chave: dc.subjectEthnomodels-
Palavras-chave: dc.subjectDialogical approach-
Título: dc.titleReflections on ethnomodelling as intercultural concept on ethnomathematics and mathematical modelling.-
Título: dc.titleReflexões sobre a etnomodelagem como um conceito intercultural em etnomatemática e modelagem matemática.-
Título: dc.titleReflexiones sobre la etnomodelación como un concepto intercultural sobre la etnomatemática y la modelización matemática.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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