O uso do alfabeto manual como apropriação da Língua Portuguesa escrita por crianças surdas.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorNiquini, Adriana Cristina-
Autor(es): dc.creatorMiranda, Dayse Garcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:58:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:58:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19355-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.55905/cuadv16n9-043-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1028899-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta pesquisa, ancorada nos Estudos Surdos, foi iniciar uma verificação teorico-pratica de como o alfabeto manual (AM) pode contribuir na apropriação do aprendizado da Língua Portuguesa como segunda língua, na modalidade escrita, por crianças surdas na fase inicial de escrita, anos iniciais do ensino fundamental I, em escolas públicas inclusivas da Região dos Inconfidentes. Para o desenvolvimento do estudo, a metodologia utilizada foi a qualitativa, de natureza aplicada, sendo o trabalho de campo apoiado em uma pesquisa-ação, onde a interação direta com o ambiente e os participantes é fundamental para a coleta de dados. Constatou-se que o Alfabeto Manual pode desempenhar um papel significativo no aprendizado da língua portuguesa na modalidade escrita, funcionando como uma ferramenta basilar, relevante, no contexto educacional, de modo contínuo no ensino-aprendizagem desde as idades inicias. Entretanto, é de suma importância o apoio politico e social para o avanço de diretrizes para a evolução a devida educação desse público.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this research, anchored in Deaf Studies, was to initiate a theoretical-practical verification of how the alphabet manual (AM) can contribute to the appropriation of learning Portuguese as a second language, in written form, by deaf children in the initial phase of learning. writing, initial years of elementary school I, in inclusive public schools in the Inconfidentes Region. To develop the study, the methodology used was qualitative, applied in nature, with fieldwork supported by action research, where direct interaction with the environment and participants is fundamental for data collection. It was found that the Alphabet Manual can play a significant role in learning the Portuguese language in written form, functioning as a basic, relevant tool in the educational context, continuously in teaching-learning from an early age. However, political and social support is extremely important for the advancement of guidelines for the development of proper education for this public.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsCuadernos de Educación y Desarrollo (CED) uses the Creative Commons CC BY license. Fonte: Cuadernos de Educación y Desarrollo <https://ojs.europubpublications.com/ojs/index.php/ced/about> Acesso em: 01 ago. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectLibras-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabeto manual-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectEstudos surdos-
Título: dc.titleO uso do alfabeto manual como apropriação da Língua Portuguesa escrita por crianças surdas.-
Título: dc.titleThe use of the manual alphabet as appropriation of the Written Portuguese language by deaf children.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.