
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Orey, Daniel Clark | - |
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:58:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:58:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14498 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.3126/jrtp.v1i1.31758 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1028888 | - |
| Descrição: dc.description | An impasse in mathematics education is related to its frequent lack of acknowledgment of local mathematical practices in its research theoretical basis. Pedagogical action of ethnomathematics aids in recording cultural-historical forms of mathematical procedures and practices developed by members of distinct cultural groups. Ethnomathematics is a form of push back from colonization without attempting to replace academic mathematics. Hence, a sense of insubordination triggered by ethnomathematics is creative and often evokes a sense of disturbance that causes a conscious review of rules and regulations endemic to many curricular and educational research contexts. This process enables educators and investigators to adopt positive deviance in developing pedagogical actions that deal with content usually disconnected from the reality of the students in order to deal with imposed norms and rules. Thus, positive deviance involves an intentional act of bending the rules in order to serve the greater good of the school communities. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultural groups | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical action | - |
| Título: dc.title | Connecting ethnomathematics to the concept of positive deviance. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: