O viés de gênero na ecologia brasileira : uma análise no cenário acadêmico.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoreira, Patrícia de Abreu-
Autor(es): dc.contributorCosta, Fernanda Vieira da-
Autor(es): dc.contributorSilva, Fábio Augusto Rodrigues e-
Autor(es): dc.contributorMoreira, Patrícia de Abreu-
Autor(es): dc.contributorBeirão, Marina do Vale-
Autor(es): dc.contributorSouza, Gabriela Guerra Leal de-
Autor(es): dc.creatorCornélio, Letícia de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:58:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:58:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18215-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1028872-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais. Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionA desigualdade de gênero persiste como um desafio em diversas áreas profissionais, inclusive na ciência. No contexto brasileiro, essa disparidade é vista entre os profissionais docentes e pesquisadores da ecologia. Frequentemente, a visibilidade e o progresso na carreira científica estão associados à produção e colaboração em publicações acadêmicas, contudo, as mulheres encontram obstáculos significativos ao buscar avançar em suas carreiras científicas, enfren- tando limitações de acesso a recursos, oportunidades e reconhecimento. Diante deste cenário, essa pesquisa teve como objetivo compreender a desigualdade de gênero entre os docentes dos programas de pós-graduação (PPGs) em ecologia no Brasil, considerando aspectos como repre- sentatividade, produção científica e redes de colaboração. Para esse fim, foi contabilizado o número de docentes nos PPGs do país no último quadriênio de 2017-2020, e quantos homens e mulheres estão presentes em cada. Encontrou-se um total 1.282 pessoas, sendo 817 homens e 465 mulheres. A análise das redes de interação mostrou-se um instrumento eficaz, possibili- tando a identificação das interações entre homens e mulheres em seus trabalhos, mostrando que a desigualdade de gênero está presente entre os docentes da ecologia em suas colaborações com outras pessoas em publicações científicas. Mais especificamente, foi mostrado que os homens ocupam a centralidade das redes de interações, enquanto as mulheres estão na periferia das redes, ocupando lugares de menor destaque e reconhecimento na ciência. Mesmo em regiões socioeconomicamente mais desenvolvidas, em que tende um maior nível de inclusão acadêmica e científica, é comum observar uma predominância masculina na área científica. Esses resulta- dos sugerem que os homens são centrais nas redes de interação de publicações, conectando mais vezes com outros homens, consequentemente, tendo mais destaque na academia e possi- bilidades de acessos a bolsas e recursos para pesquisas, enquanto as mulheres fazem subgrupos e tem menos conexões. A desigualdade de gênero é um padrão persistente na ecologia brasileira, evidenciando a predominância masculina independentemente das avaliações atribuídas, da re- gião em que essas pessoas atuam. Ao abordar essas questões, podemos trabalhar na criação de um ambiente científico mais inclusivo e diversificado, garantindo que todos os pesquisadores tenham acesso igualitário a oportunidades e reconhecimento em suas trajetórias profissionais.-
Descrição: dc.descriptionGender inequality persists as a challenge in various professional fields, including science. In the Brazilian context, this disparity is seen among faculty members and researchers in ecology. Often, visibility and career advancement in the scientific field are associated with production and collaboration in academic publications; however, women encounter significant obstacles in advancing their scientific careers, facing limitations in access to resources, opportunities, and recognition. Given this scenario, this research aimed to understand gender inequality among faculty members of graduate programs (PPGs) in ecology in Brazil, considering aspects such as representation, scientific production, and collaboration networks. For this purpose, the num- ber of faculty members in PPGs across the country in the last four-year period (2017-2020) was counted, and the number of men and women present in each was noted. A total of 1,282 people were found, with 817 men and 465 women. The analysis of interaction networks proved to be an effective tool, allowing the identification of interactions between men and women in their work, showing that gender inequality is present among ecology faculty members in their colla- borations with others in scientific publications. More specifically, it was shown that men oc- cupy the central positions in the interaction networks, while women are on the periphery, occu- pying positions of less prominence and recognition in science. Even in more socioeconomically developed regions, where there tends to be a higher level of academic and scientific inclusion, a male predominance in the scientific field is commonly observed. These results suggest that men are central in the interaction networks of publications, connecting more often with other men, consequently gaining more prominence in academia and access to research funding and resources, while women form subgroups and have fewer connections. Gender inequality is a persistent pattern in Brazilian ecology, highlighting male dominance regardless of evaluations, or the regions in which these individuals operate. Addressing these issues, we can work towards creating a more inclusive and diverse scientific environment, ensuring that all researchers have equal access to opportunities and recognition in their professional trajectories.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 02/07/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdade de gênero-
Palavras-chave: dc.subjectEcologia-
Palavras-chave: dc.subjectRedes de coautoria-
Título: dc.titleO viés de gênero na ecologia brasileira : uma análise no cenário acadêmico.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.