Avaliação de habilidades cognitivas em um contexto sociocientífico com foco nas habilidades argumentativas.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGuimarães, Damaris-
Autor(es): dc.creatorMendonça, Paula Cristina Cardoso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:58:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:58:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6690-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150017-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1028868-
Descrição: dc.descriptionAs habilidades cognitivas de alunos do ensino médio foram avaliadas a partir das justificativas apresentadas por eles durante a resolução de um estudo de caso que envolvia uma questão sociocientífica. Tais habilidades foram classificadas segundo a taxonomia de Bloom. As justificativas daqueles alunos que demonstraram habilidades de níveis 4 e 5 (que conseguiram propor argumentos válidos) foram classificadas em níveis, propostos com base no padrão de Toulmin. Observou-se que a maioria dos alunos iniciou o ensino médio com as habilidades do domínio cognitivo de ordem média desenvolvidas e, portanto, apresentou dificuldades em assumir um posicionamento crítico e em argumentar. No entanto, constatamos que as habilidades cognitivas se desenvolveram com o decorrer do ensino médio, embora argumentos mais sofisticados não tenham sido observados. A análise dos argumentos associada à taxonomia de Bloom nos permitiu prever possíveis causas para argumentação de baixa qualidade dos alunos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsA Sociedade Brasileira de Química dá permissão à UFOP para reproduzir no RI/UFOP, uma cópia em formato eletrônico dos artigos completos, sem nenhuma edição e/ou modificação, publicados na revista Química Nova, que tenham como autores seus alunos e/ou professores. Fonte: Email do editor de 17 set. 2013.-
Palavras-chave: dc.subjectArgumentação-
Palavras-chave: dc.subjectQuestões sociocientíficas-
Palavras-chave: dc.subjectTaxonomia de Bloom-
Título: dc.titleAvaliação de habilidades cognitivas em um contexto sociocientífico com foco nas habilidades argumentativas.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.