
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Franco, Lenon Cardoso | - |
| Autor(es): dc.creator | Paulo, Jacks Richard de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:58:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:58:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19526 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.55905/cuadv16n8-121 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1028861 | - |
| Descrição: dc.description | No contexto atual da história de evolução da humanidade, tem-se tornado crescente o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) pela sociedade tanto nas relações cotidianas quanto nas relações de trabalho. Neste novo contexto, tem-se tornado constante o uso de plataformas digitais. Dentre elas, a plataforma youtube tem despertado o interesse das pessoas de diferentes faixas etárias, principalmente, estudantes da educação básica. Diante do exposto, buscou-se por meio desta pesquisa analisar as contribuições dos vídeos do youtube para o processo de ensino e de aprendizagem de conteúdos abordados com estudantes do 9° ano do ensino fundamental e do 1° ano do ensino médio, de escolas públicas localizadas no interior do estado de Minas Gerais. Para tal, nesta investigação de cunho eminentemente qualitativo, os dados foram coletados a partir de um questionário aplicado aos estudantes, os quais sustentaram nossas análises e reflexões a luz do referencial teórico que versa sobre a temática desta pesquisa. Evidenciou-se que os alunos consideram a plataforma youtube como um recurso fundamental em seu processo educativo e que os professores utilizam tal recurso enquanto algo inovador e que pode potencializar o processo de ensino. Ademais, evidenciou-se, principalmente, a importância da mediação pedagógica, pois, dependendo das práticas pedagógicas implementadas, as videoaulas podem reafirmar práticas que pouco podem contribuir em tais processos. | - |
| Descrição: dc.description | In the current context of the history of humanity's evolution, the use of Digital Information and Communication Technologies (DITs) by society has become increasing, both in everyday relationships and in work relationships. In this new context, the use of digital platforms has become constant. Among them, the YouTube platform has aroused the interest of people of different age groups, mainly basic education students. In view of the above, this research sought to analyze the contributions of YouTube videos to the teaching and learning process of content covered with students in the 9th year of elementary school and the 1st year of high school, at a school public located in the interior of the state of Minas Gerais. To this end, in this eminently qualitative investigation, data were collected from a questionnaire administered to students, which supported our analyzes and reflections in light of the theoretical framework that deals with the theme of this research. It was evident that students consider the YouTube platform as a fundamental resource in their educational process and that teachers use this resource as something innovative that can enhance the teaching process. Furthermore, the importance of pedagogical mediation was mainly highlighted, as, depending on the pedagogical practices implemented, video classes can reaffirm practices that can contribute little to such processes. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Cuadernos de Educación y Desarrollo (CED) uses the Creative Commons CC BY license. Fonte: Cuadernos de Educación y Desarrollo <https://ojs.europubpublications.com/ojs/index.php/ced/about> Acesso em: 01 ago. 2024. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mediação pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino e aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Plataforma YouTube | - |
| Título: dc.title | Vídeos do YouTube : aproximações e distanciamentos em relação ao processo de ensino, de aprendizagem e de produção do conhecimento. | - |
| Título: dc.title | YouTube videos : approximations and distances in relation to the process of teaching, learning and knowledge production. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: