
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Araújo, Fernando Gabriel da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor | Gouveia, Antônio Maria Claret de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Araújo, Fernando Gabriel da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor | Caixeta, Delma Pereira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Helena Rosmaninho Alves Moreira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Albertini Neto, Horácio | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Guilherme Jorge Brigolini | - |
| Autor(es): dc.creator | Guimarães, Fernanda Ribeiro Jordão | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:58:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:58:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18971 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1028791 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Departamento de Engenharia Metalúrgica, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo investiga o tempo de escape em situações de incêndio por meio de simulações computacionais com o software Fire Dynamics Simulator (FDS), desenvolvido pelo National Institute of Standards and Technology (NIST), e o software PyroSim para validação dos resultados. Além disso, realiza simulações físicas de incêndio e evacuação para fornecer como dados empíricos adicionais. O foco é a análise e aprimoramento do projeto de arquitetura dos espaços em estabelecimentos educacionais, especificamente nas salas de aula do CEFET, campus Araxá (MG), Brasil, com o objetivo de melhorar a segurança contra incêndios (SCI). A metodologia inclui simulações computacionais para avaliar o comportamento do fogo, a propagação da fumaça e as condições térmicas em diversos cenários, complementadas por simulações físicas de incêndio e evacuação com jovens de 15 a 19 anos. Essas simulações são realizadas em duas condições: sem treinamento prévio, mas com aviso, e com treinamento e aviso. Os dados obtidos formam um banco de informações valiosas que podem ser usados para revisar e aprimorar regulamentos específicos para a segurança contra incêndios em ambientes educacionais. Os resultados destacam a eficácia do FDS na promoção da segurança contra incêndios na elaboração de projetos arquitetônicos, apesar das dificuldades associadas à sua implementação. As simulações de incêndio e evacuação mostram ser cruciais para preparar os usuários a agir de maneira organizada e evitar pânico e tumulto. A pesquisa sublinha a necessidade de dados empíricos precisos para reforçar a legislação brasileira sobre segurança em instalações educacionais, dada a vulnerabilidade de crianças e jovens em situações de emergência. O estudo contribui significativamente para o avanço do conhecimento e das práticas de segurança contra incêndios (SCI), fornecendo insights valiosos que podem influenciar positivamente a legislação, otimizar layouts e projetos arquitetônico e promover diretrizes de segurança que protejam vidas e bem-estar nas instituições educacionais em todo o país. A pesquisa propõe um caminho para a evolução do desenvolvimento e elaboração de projetos arquitetônicos integrados e aliados à segurança contra incêndios. | - |
| Descrição: dc.description | This study investigates escape times in fire situations through computational simulations using the Fire Dynamics Simulator (FDS) software, developed by the National Institute of Standards and Technology (NIST), and the PyroSim software for validation of results. Additionally, it conducts physical fire and evacuation simulations to provide additional empirical data. The focus is on analyzing and improving the architectural design of spaces in educational institutions, specifically in the classrooms of CEFET, Araxá campus (MG), Brazil, with the aim of enhancing fire safety (SCI). The methodology includes computational simulations to evaluate fire behavior, smoke propagation, and thermal conditions in various scenarios, complemented by physical fire and evacuation simulations with young people aged 15 to 19. These simulations are conducted under two conditions: without prior training but with a warning, and with training and warning. The data obtained form a valuable information database that can be used to review and improve specific regulations for fire safety in educational environments. The results highlight the effectiveness of the FDS in promoting fire safety in the development of architectural projects, despite the challenges associated with its implementation. The fire and evacuation simulations prove crucial in preparing users to act in an organized manner and avoid panic and chaos. The research underscores the need for accurate empirical data to strengthen Brazilian legislation on safety in educational facilities, given the vulnerability of children and youth in emergency situations. The study significantly contributes to the advancement of knowledge and practices in fire safety (SCI), providing valuable insights that can positively influence legislation, optimize layouts and architectural designs, and promote safety guidelines that protect lives and well-being in educational institutions across the country. The research proposes a pathway for the evolution of the development and design of integrated architectural projects aligned with fire safety. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 02/10/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Edifícios - evacuação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Métodos de simulação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Incêndios | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Segurança contra incêndio | - |
| Título: dc.title | Investigação do tempo de escape em escola da rede pública. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: