Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Mendonça, Paula Cristina Cardoso | - |
Autor(es): dc.creator | Justi, Rosária da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:58:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:58:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7905 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://revistas.unam.mx/index.php/req/article/view/64186 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1016/S0187-893X(18)30065-X | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1028789 | - |
Descrição: dc.description | Se elaboró toda una secuencia de actividades para la enseñanza del enlace iónico con base en dos marcos teóricos: enseñanza con base en modelos y el modelo electrostático. En las actividades tratamos de establecer una relación entre los mecanismos a través de los cuales se forma un enlace iónico con los aspectos energéticos concernientes con la formación de la malla iónica. En este artículo presentamos los aspectos relevantes de la estrategia de enseñanza y comentamos acerca de cómo la discusión de esos aspectos favoreció al aprendizaje del enlace iónico en los estudiantes. También damos recomendaciones sobre la enseñanza del enlace químico en los niveles secundario y universitario. | - |
Descrição: dc.description | A series of activities for the teaching of the ionic bond were elaborated based on two theoretical frameworks: modelling-based-teaching and the electrostatic model. In the activities, we tried to establish a relationship between the mechanism through which an ionic bond is formed with energetic issues concerning with the formation of the ionic lattice. In this paper, we present relevant aspects of the teaching strategy and comments about how the discussion of such aspects favoured students’ learning about the ionic bonding. We also discuss recommendations about the teaching of chemical bonding at secondary and university levels. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ionic bonding | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electrostatic model | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelling-based teaching | - |
Título: dc.title | Favorecendo o aprendizado do modelo eletrostático : análise de um processo de ensino de ligação iônica fundamentado em modelagem – Parte I. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: