A percepção dos visitantes quanto ao patrimônio cultural edificado conservado : estudo de três igrejas restauradas em Ouro Preto e Mariana, Minas Gerais.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Marina Furtado-
Autor(es): dc.creatorBraga, Solano de Souza-
Autor(es): dc.creatorSouza Junior, Flávio Aparecido Santos-
Autor(es): dc.creatorLobo, Ramiro Guilherme de Souza-
Autor(es): dc.creatorBernardes, Matheus José Mendes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:57:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:57:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20742-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.14210/tva.v27.20588-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1028776-
Descrição: dc.descriptionObjetivo – Este artigo investiga a percepção dos visitantes frente ao patrimônio cultural edificado conservado, com foco em três igrejas recém restauradas em Minas Gerais, nas cidades de Ouro Preto e Mariana, uma vez que não há estudos contemporâneos que indiquem como a restauração do patrimônio influencia a experiência dos visitantes. Desenho/metodologia/abordagem – A pesquisa utiliza como base os comentários de visitantes na plataforma Tripadvisor, coletados e analisados por meio da Análise Textual Discursiva, com o objetivo de compreender como os processos de conservação afetaram a experiência dos visitantes antes, durante e depois do restauro. A metodologia adotada envolveu web scraping para coleta dos dados e a posterior categorização dos comentários. Resultados – Antes da restauração, notou-se a insatisfação dos visitantes com o estado da má-conservação das edificações, ressal- tando a importância histórica e cultural das igrejas. Durante o processo, a falta de informações relativas às obras e prazos impactaram negativamente a experiência dos visitantes. Já após o restauro, os visitantes ressaltaram a relevância da valorização do patrimônio cultural edificado e recomendaram a visita. Limitações/implicações da pesquisa – Os resultados sugerem que projetos de conservação incluam práticas de “restauro aberto” e es- tratégias de comunicação que mantenham os visitantes informados durante o processo de restauração. Implicações práticas – Conclui-se que a percepção dos turistas sobre o estado de conservação do patrimônio cultural tem um impacto direto na qualidade de sua experiência de visitação. Originalidade/valor – O estudo reforça a importância da educação patrimonial e de uma gestão equilibrada que considere tanto a preser- vação quanto o desenvolvimento do turismo nas cidades de Ouro Preto e Mariana.-
Descrição: dc.descriptionPurpose – This article investigates visitors’ perceptions of preserved cultural heritage buildings, focusing on three recently re- stored churches in Minas Gerais, located in the cities of Ouro Preto and Mariana, as there are no contemporary studies that indicate how heritage restoration influences visitors’ experiences. Design/methodology/approach – The research is based on visitors’ comments on the Tripadvisor platform, which were collected and analyzed through Discursive Textual Analysis, aiming to understand how the conservation processes affected visitors’ experiences before, during, and after the restoration. The methodology adopted involved web scraping for data collection and the subsequent categorization of the comments. Findings – Before the restoration, visitors expressed dissatisfaction with the poor state of preservation of the buildings, highlighting the historical and cultural significance of the churches. During the process, the lack of information regarding the works and timelines nega- tively impacted visitors’ experiences. After the restoration, visitors emphasized the importance of valuing preserved cultural heritage and recommended visiting the sites. Research limitations/implications – Therefore, it is suggested that conservation projects include “open restoration” practices and commu- nication strategies that keep visitors informed throughout the process. Practical implications – The conclusion is that tourists’ perceptions of the conservation status of cultural heritage have a direct impact on the quality of their visiting experience. Originality/value – The study reinforces the importance of heritage education and balanced management that considers both preserva- tion and tourism development in the cities of Ouro Preto and Mariana.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste trabalho está sob uma Licença Creative Commons 4.0. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção dos visitantes-
Palavras-chave: dc.subjectTripAdvisor-
Palavras-chave: dc.subjectIgrejas restauradas-
Palavras-chave: dc.subjectOuro Preto e Mariana-
Título: dc.titleA percepção dos visitantes quanto ao patrimônio cultural edificado conservado : estudo de três igrejas restauradas em Ouro Preto e Mariana, Minas Gerais.-
Título: dc.titleThe perception of visitors regarding the preserved built cultural heritage : a study of three restored churches in Ouro Preto and Mariana, Minas Gerais.-
Título: dc.titleLa percepción de los visitantes sobre el patrimonio cultural edificado conservado : estudio de tres iglesias restauradas en Ouro Preto y Mariana, Minas Gerais.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.