Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Morais, Isabela Carvalho de | - |
Autor(es): dc.contributor | Pompeo, Karin Ligia Brondino | - |
Autor(es): dc.contributor | Morais, Isabela Carvalho de | - |
Autor(es): dc.contributor | Pompeo, Karin Ligia Brondino | - |
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Thaysa Costa do | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Alana Deusilan Sester | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Larissa Mendes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:57:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:57:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17723 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1028747 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Departamento de Engenharia de Produção, Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Existem diversas metodologias utilizadas para o desenvolvimento de produtos, com diferentes etapas e sequências. As metodologias propostas encaram o processo de desenvolvimento de novos produtos de forma predominantemente racional e linear e não consideram as influências das práticas dos consumidores no processo de desenvolvimento de novos produtos. Sendo assim, o objetivo principal do presente trabalho é entender de que forma as práticas dos consumidores podem ser inseridas no processo e podem afetar o desenvolvimento de produtos. Para responder ao questionamento, analisei a prática de decorar ambientes sob a lente do circuito das práticas, proposto por Magaudda (2011), por meio da análise de conteúdo de vídeos postados no YouTube. A partir da análise, proponho um protocolo teórico-empírico de coleta de dados para desenvolvimento de novos produtos, que pode ser integrado a diferentes etapas dos modelos de desenvolvimento de produtos existentes. Mostro que a investigação das práticas dos consumidores é útil tanto para identificar oportunidades de desenvolvimento de um novo produto quanto para validar um protótipo com os consumidores, tornando os modelos existentes mais eficazes. | - |
Descrição: dc.description | There are several methodologies used for product development, with different stages and sequences. The proposed methodologies approach the process of developing new products predominantly in a rational and linear manner, without considering the influences of consumer practices on the product development process. Therefore, the main objective of this study is to understand how consumer practices can be incorporated in the process and can impact product development. To address this question, I analyzed the practice of decorating environments through the lens of the circuit of practices, proposed by Magaudda (2011), by analyzing content from videos posted on YouTube. Based on the analysis, I propose a theoretical-empirical data collection protocol for product development, which can be integrated into different stages of existing product development models. I demonstrate that investigating consumer practices is useful both for identifying opportunities for developing a new product and for validating a prototype with consumers, making existing models more effective. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 22/10/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto de produto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comportamento do consumidor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projetos de desenvolvimento industrial - produtos novos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processos de fabricação - circuito das práticas | - |
Título: dc.title | Apresentação do circuito das práticas como ferramenta para o processo de desenvolvimento de produtos. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: