
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Borges, Marilene Andrade Ferreira | - |
| Autor(es): dc.creator | França, George | - |
| Autor(es): dc.creator | Ramos, Leila | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:57:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:57:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-02-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-02-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7215 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1028743 | - |
| Descrição: dc.description | O Programa Um Computador por Aluno – PROUCA atualmente é o maior projeto de inclusão digital na escola pública brasileira que utiliza o laptop educacional conectado. Em 2010, ele entrou em sua fase 2, denominada Piloto, e está presente em 300 escolas públicas. Este trabalho apresenta alguns resultados do curso de formação para o uso do laptop educacional conectado, que vem sendo realizado pelos professores e gestores das escolas do Estado do Tocantins. Para isso, ele discute as tecnologias no currículo e a importância das mesmas nas atividades docentes, apresenta um breve histórico do Um Computador por Aluno - UCA, faz uma análise parcial dos impactos gerados no processo de formação nesta etapa inicial. | - |
| Descrição: dc.description | The One Computer per Student - PROUCA is currently the largest digital inclusion project in the Brazilian public school education that uses the laptop connected. In 2010, he entered its second phase, called Pilot, and is present in 300 public schools. This paper presents some results of the training course to use the laptop connected toeducation, being done by teachers and school managers in the state of Tocantins. For this, he discusses the technologies in the curriculum and their importance in teaching activities, presents a brief history of the One Computer per Student - UCA, is a partial analysis of the impacts in the training process at this early stage. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados no periódico InterScience Place está sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: InterScience Place <http://www.interscienceplace.org/isp/index.php/isp/about/editorialPolicies#openAccessPolicy>. Acesso em: 22 out. 2019. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Laptop conectado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Training | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Connected laptop | - |
| Título: dc.title | Impactos iniciais na formação dos professores e gestores para o uso do laptop educacional no estado do Tocantins. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: