
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Sérgio Renato | - |
| Autor(es): dc.creator | Reis, Frederico da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Tinti, Douglas da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:57:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:57:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19466 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1028724 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo apresenta um Produto Educacional advindo de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. A pesquisa, basicamente qualitativa em seus pressupostos e metodologia, contemplou a apresentação e a exploração de diversas ferramentas da plataforma Google for Education em encontros de formação continuada com professores de Matemática. A atividade matemática que constitui essencialmente o Produto Educacional foi elaborada e implementada no Google Forms, buscando considerar alguns elementos de uma metodologia ativa chamada gameficação. Após a realização e a avaliação da atividade por parte dos professores participantes, de forma unânime, foram destacadas as contribuições específicas da atividade matemática gameficada para a prática docente de Matemática no Ensino Fundamental, para a aprendizagem dos alunos em habilidades relacionadas a funções e, ainda, para a formação do professor em relação à utilização de Tecnologias Digitais no contexto educacional. Mais geralmente, as conclusões da pesquisa revelaram que as oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento profissional foram as grandes contribuições para a formação continuada dos professores de Matemática, destacadamente, a possibilidade de experimentação das ferramentas da plataforma Google for Education, dentre elas, especificadamente, o Google Forms. Nas considerações finais do artigo, apontamos para a importância da elaboração de atividades matemáticas que incentivem e possibilitem aos professores de Matemática a utilização de Tecnologias Digitais de forma colaborativa e coletiva na construção de conhecimentos matemáticos, junto aos seus pares e aos seus alunos. | - |
| Descrição: dc.description | This article presents an Educacional Product resulting from research conducted in the Professional Master Degree in Mathematics Education at the Federal University of Ouro Preto. The research, primarily qualitative in its assumptions and methodology, included the presentation and the exploration of several tools of the Google for Education platform in continuing education meetings with Mathematics teachers. The mathematical activity that essentially constitutes the Educational Product was designed and implemented in Google Forms, seeking to consider some elements of an active methodology called gamification. After the performance and evaluation of the activity by the participating teachers, unanimously, the following specific contributions of the gamified mathematical activity were: for the teaching practice of Mathematics in Elementary Education, for the students’ learning in skills related to functions and, yet, for teacher education in relation to the use of Digital Technologies Digitais in educational context. More generally, the research conclusions revealed that the opportunities for learning and professional development were the great contributions to the continuing education of Mathematics teachers, notably the possibility of experimenting with the tools of Google for Education platform, including specifically Google Forms. In the final considerations of the article, we point to the importance of developing mathematical activities that encourage and enable Mathematics teachers to use Digital Technologies collaboratively and collectively in the construction of mathematical knowledge, with their peers and students. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | O periódico Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/7603>. Acesso em: 19 ago. 2024. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Produto educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atividade matemática | - |
| Título: dc.title | Utilizando o Google Forms em uma atividade matemática gameficada para o Ensino Fundamental. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: