
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Orey, Daniel Clark | - |
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:57:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:57:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6841 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1028711 | - |
| Descrição: dc.description | A aquisição de ambos os conhecimentos êmico e ético é um objetivo alternativo para a implementação da pesquisa em etnomodelagem. O conhecimento êmico é essencial para o entendimento intuitivo e empático das ideias, procedimentos e práticas matemáticas desenvolvidas pelos membros de grupos culturais distintos. Esse conhecimento também é essencial para a condução de trabalho de campo etnográfico. Além disso, o conhecimento êmico é uma fonte valiosa de inspiração para hipóteses éticas. O conhecimento ético é essencial para a comparação entre as culturas, que é baseada nos componentes da etnologia. Nesse sentido, essas comparações demandam unidades e categorias padronizadas para facilitar a comunicação. A dialógica (glocal) é a terceira abordagem para a pesquisa em etnomodelagem que utiliza as tradições e os conhecimentos êmico e ético por meio de processos de diálogo em interação. A etnomodelagem é definida como o estudo de fenômenos matemáticos dentro de uma cultura porque é um construto social e culturalmente enraizado. Finalmente, o objetivo desse artigo é mostrar como utilizamos a combinação das abordagens êmica, ética e dialógica (glocal) em nosso trabalho na área de modelagem, que contribui para a aquisição de um entendimento mais completo das ideias, noções, procedimentos e práticas matemáticas desenvolvidas pelos membros de grupos culturais distintos. | - |
| Descrição: dc.description | The acquisition of both emic (local) and etic (global) knowledge is an alternative goal for the implementation of ethnomodeling research. Emic knowledge is essential for an intuitive and empathic understanding of mathematical ideas, procedures, and practices developed by the members of distinct cultural groups. It is essential for conducting effective ethnographic fieldwork. Furthermore, emic knowledge is a valuable source of inspiration for etic hypotheses. Etic knowledge is essential for cross-cultural comparisons, which are based on the components of ethnology. In this regard, such comparisons demand standard units and categories to facilitate communication. Dialogical (glocal) is a third approach for ethnomodeling research that makes use of both emic and etic knowledge traditions through processes of dialogue and interaction. Ethnomodeling is defined as the study of mathematical phenomena within a culture because it is a social construct and is culturally bound. Finally, the objective of this article is to show how we have come to use a combination of emic, etic and dialogical (glocal) approaches in our work in the area of ethnomodeling, which contributes to the acquisition of a more. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados na Revista Latinoamericana de Etnomatemática estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Latinoamericana de Etnomatemática <http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RLE/index>. Acesso em: 27 set. 2019. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dialogical | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ethnomodeling | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ethnomathematics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ética | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Êmica | - |
| Título: dc.title | Three approaches in the research field of ethnomodeling : emic (local), etic (global), and dialogical (glocal). | - |
| Título: dc.title | Três abordagens no campo de pesquisa da etnomodelagem : êmica (local), ética (global) e dialógica (glocal). | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: